inct  

O Instituto

Sobre
Laboratórios
Pesquisadores

 

Ciência

Publicações
Mapas e dados
Expedições

 

Imprensa

Notícias
A Criosfera
Contato

 

Multimídia

Educação
Fotos e Vídeos
Links.

 
     
     
 

Quem somos

Ao considerar o papel da criosfera no sistema ambiental e a necessidade de estudos prospectivos sobre o impacto da variabilidade e mudanças do clima na massa de gelo e as conseqüências para o Brasil, esta proposta de formação de um Instituto Nacional de Ciência e tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) tem como objetivo principal integrar a comunidade científica nacional que investiga o papel das geleiras, manto de gelo, gelo marinho e permafrost na Antártica e nos Andes. Como subproduto desta ação, ampliar a área geográfica de atuação do PROANTAR, adquirido experiência em missões científicas em condições extremas.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera, integra nove laboratórios associados dedicados ao estudo da variabilidade de diferentes componentes da massa de gelo planetária - Gelo marinho, geleiras, manto de gelo e permafrost.

Equipe

A equipe é composta por 83 doutores (dos quais 16 com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e 22 de instituições internacionais), 33 mestres, 25 graduados e 6 alunos de graduação e 20 instituições de 3 regiões do Brasil e 19 instituições internacionais. 

Missão

Implementar programa nacional de pesquisa da criosfera, a massa de neve e gelo da Terra. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera integrará sete laboratórios associados dedicados ao estudo da variabilidade de diferentes componentes da massa de gelo planetária (gelo marinho antártico, geleiras e o manto de gelo antártico, geleiras andinas, permafrost ) e sua resposta a mudanças climáticas. O programa inclui a montagem de um laboratório nacional para análise e interpretação de testemunhos de sondagem de gelo e do centro nacional de monitoramento da criosfera, principalmente para avaliar o impacto do derretimento de parte da criosfera para o nível médio dos mares.

Sede

Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre, RS

 

 




sobre

 

 

 
         
 

 

 
 
inct  

Sobre
Laboratórios
Pesquisadores

Publicações
Mapas e dados
Expedições


 

Notícias
A Criosfera
Contato


 

 

Educação
Fotos e Vídeos


.

 
 

Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43136, salas 207 e 210, Agronomia, Porto Alegre, RS, 91501-970 Tel: 3308-7327 ou 3308-6341

 
 
Fomento: INCTs parceiros:
mcti inct cnpq proantar capes inct apa inct mudanças