inct  

O Instituto

Sobre
Laboratórios
Pesquisadores

 

Ciência

Publicações
Mapas e dados
Expedições

 

Imprensa

Notícias
A Criosfera
Contato

 

Multimídia

Educação
Fotos e Vídeos
Links.

 
     
     
 

CENTRO TERRANTAR
Permafrost-Criossolos-Ecossistemas Terrestres e mudanças climáticas na Antártica

Sede: Departamento de Solos, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG
 
Coordenador do laboratório

Carlos Ernesto G. R. Schaefer
Pesquisador CNPq 1A

terrantar

Engenheiro Agrônomo (UFV), mestre em Solos e Nutrição de Plantas (UFV) e PhD em Soil Science pela University of Reading, Reino Unido. Pós-Doutor em Mineralogia e Química de Solos e Ecologia de Solos da Amazônia e Antártica  (Universidade de Londres, University of Western Austrália e University of Cambridge). Atualmente é Professor Associado da UFV, ministrando cursos na área de Pedologia, Geomorfologia e Ecologia da Paisagem. Coordenador do Projeto de Estudos de Criossolos da Antártica desde 2002. Coordena a Rede Latino Americana TERRANTAR de pesquisas ecológicas na Antártica e Andes. 

Currículo Lattes

Atividades do grupo de pesquisa


O núcleo TERRANTAR tem o papel de articular e agregar grupos brasileiros na pesquisa do permafrost (i.e., o solo permanentemente congelado). A principal contribuição do Núcleo TERRANTAR ao INCC será a aquisição em tempo real de um conjunto de dados temporal e espacialmente distribuídos de forma a representar o estado do permafrost e da camada ativa ao longo de um gradiente pedoclimático da Antártica.

As determinações do TERRANTAR em seu componente de estudos de permafrost são parte da Rede Terrestre Global do Permafrost (GTPN), que investiga questões relativas ao impacto do aquecimento global para as regiões frias do planeta (tanto regiões polares quanto alpinas). As ações do TERRANTAR estão em consonância com o projeto Antarctic and Sub-Antarctic Permafrost, Soils and Periglacial Environments (ANTPAS), lançado em conjunto pela International Permafrost Association (IPA), pelo grupo de trabalho do SCAR - Antarctic Soils, Permafrost and Periglacial Environments dentro do Ano Polar Internacional.

           

 

 
 

Principais parceiros internacionais:

Estado Unidos: United States Department of Agriculture, Agricultural Research Service (USDA-ARS)

Portugal: Antarctic Environments and Climate Change Research Group do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa

           

 

Programas e organizações internacionais:

Antarctic and Sub-Antarctic Permafrost, Soils and Periglacial Environments (ANTPAS)

 

 
         
     
 
inct  

Sobre
Laboratórios associados

Pesquisadores

Publicações
Mapas e dados geográficos

 

Notícias
A Criosfera
Contato


 

 

Educação
Fotos e Vídeos


.

 
 

Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43136, salas 207 e 210, Agronomia, Porto Alegre, RS, 91501-970 Tel: 3308-7327 ou 3308-6341

 
 
Fomento: INCTs parceiros:
mcti inct cnpq proantar capes inct apa inct mudanças