Resumos - 2007 a 2008
Início
Assuntos
Autores
Orientadores
Títulos
Universidades
7734
Ano 2008
IES UAM
Programa COMUNICAÇÃO

Titulo

Representação do Negro em Cidade de Deus: uma análise descritiva de quatro personagens do filme.
Resumo Esta dissertação pretende abordar, dentro da perspectiva da comunicação contemporânea, algumas questões sobre as formas de representação do negro no cinema brasileiro contemporâneo, buscando verificar o que o cinema atual mantém ou não de herança do cinema realizado em outras épocas. Para tanto, escolhemos como objeto de análise o filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles, obra que, mesmo com uma concepção estética cinematográfica próxima da publicidade e do videoclipe, faz uma denúncia social, narrando de forma contestadora o crescimento do tráfico de drogas nas favelas cariocas. Esta pesquisa objetiva, de modo mais específico, a análise descritiva de quatro personagens centrais de Cidade de Deus, a saber: Buscapé, Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha. A escolha de tais personagens justifica-se pelo fato de todos os atores serem negros e possuírem destinos diferentes dentro de uma narrativa que privilegia o contexto social como eixo principal de sua produção e não a raça das personagens. Através da análise, verificaremos se a representação do negro no filme é ou não baseada em estereótipos convencionais do negro, descritos por autores como Joel Zito Araújo, Jefferson De e João Carlos Rodrigues. O método de análise fílmica utilizado apóia-se nos estudos de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, a relação de arquétipos para filmes de ficção descritos por Christopher Vogler permitiu entender a construção de personagens e quais seus desdobramentos dentro das narrativas, e autores como Robert Stam e Ella Shohat forneceram subsídios necessários para o andamento da pesquisa. A tentativa deste trabalho é mostrar outro olhar para a análise da representação do negro no audiovisual brasileiro, evidenciando que não existe apenas um viés analítico, uma vez que outros modos também são possíveis. Para tanto é necessário que haja um esforço em querer apresentar visões positivas para a compreensão da raça negra e de suas novas formas de representação.
Autor TORRES, Celia Cristina
Orientador FERRARAZ, Rogério
Nivel M
Palavra chave Análise Fílmica,  Cinema Brasileiro,  Cinema Contemporâneo
Texto Completo