Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Ensino Graduação Engenharia Ambiental O curso

O curso

Objetivos

O curso objetiva a formação de engenheiros capazes de atuar na resolução de problemas ambientais, com base na compreensão dos processos naturais, dos processos antrópicos que modificam o meio ambiente e dos processos tecnológicos de controle de poluição. O engenheiro ambiental terá capacidade para atuar como consultor e projetista autônomo ou como empregado em órgãos públicos de fiscalização, regulação ou planejamento, empresas estatais, empresas privadas de consultoria, indústrias, universidades e agências de desenvolvimento tecnológico. O currículo do curso está organizado em três núcleos: básico, profissionalizante genérico e profissionalizante específico.

 

Campos de Atuação

Atuar na preservação, na recuperação e controle da Qualidade da água, ar e solo; ter ciência dos limites da ação do homem em sua interação com o meio ambiente; analisar os processos ambientais tanto de forma holística quanto reducionista; atuar em gestão ambiental visando o desenvolvimento sustentável; ser capaz de adaptar-se às mudanças do mundo contemporâneo, bem como ser agente de mudanças; ser agente de informação à sociedade em questões de interesse ambiental.

 

Perfil do profissional Engenheiro Ambiental

O graduado no presente curso deve estar capacitado para a projeção e o implante de programas de minimização, monitoramento, controle e recuperação de áreas e/ ou ambientes degradados, assim como, implantar e/ ou interferir em processos industriais a fim de minimizar, reutilizar, reciclar, tratar ou destinar adequadamente efluentes e resíduos. O perfil acadêmico e profissional engloba conhecimentos profundos dos processos naturais e antrópicos que impactam o meio ambiente e, ao mesmo tempo, capaz de propor e/ ou executar soluções técnicas sobre quaisquer necessidades ambientais, ou de coordenar equipes "multidisciplinares" encarregadas de solucionar problemas e de planejar o aproveitamento econômico de áreas (regiões) dentro de pressupostos ambientalmente equilibrados.

 

Estrutura do curso

O curso de graduação em Engenharia Ambiental é fruto de um projeto comum entre o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) e a Escola de Engenharia, unidades integradas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem como objetivo principal o suprimento desta lacuna acadêmica e profissional.  

 

Dados do Curso

Primeiro Vestibular: Janeiro de 2006

Início do curso: primeiro semestre de 2006.

Título: Engenheiro Ambiental

Carga horária:  3945 (263 créditos)

Número de Vagas Anuais: 30

Regime de Matrícula: Semestral

Integralização do Curso: Mínimo: 5 anos

Currículo do Curso