Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Ensino Graduação Engenharia Hídrica Histórico

Histórico

O curso de Engenharia Hídrica há décadas está na pauta dos professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), instituto especializado da UFRGS que trata da água nos seus mais variados aspectos, porém só hoje em dia com a oportunidade surgida com o projeto REUNI abriu-se a possibilidade de materializar este sonho de longa data. O detalhamento deste curso demandou cerca de dois anos, tempo necessário para a comunidade acadêmica discuti-lo, formatá-lo e aperfeiçoá-lo. Os 58 anos do IPH, atuando em ensino, pesquisa e extensão, impuseram a responsabilidade de tornar este curso uma referência em Engenharia Hídrica, mantendo a excelência da UFRGS.

O IPH aglutina quase a totalidade das áreas de conhecimento relacionadas aos Recursos Hídricos, tais como Hidrologia; Hidrogeologia; Erosão e Sedimentação; Hidráulica; Irrigação e Drenagem; Obras Hidráulicas; Saneamento Ambiental e outras.

A multidisciplinaridade do corpo docente do IPH é única no Brasil, sendo composto por engenheiros: civis, químicos, agrônomos, mecânicos e de recursos hídricos, geólogos, físicos, biólogos, matemáticos, meteorologistas e outros profissionais que exercem atividades ligadas aos recursos hídricos. A integração existente no IPH permite a abordagem dos recursos hídricos de uma forma completa, multi e interdisciplinar, necessária para um uso dos recursos hídricos racional, sustentado e abordado em sua plenitude. 

O projeto pedagógico do Curso deu-se, então, como uma conseqüência natural dos vários anos de atuação focada na compreensão dos processos que condicionam a quantificação, a qualidade e o transporte deste recurso natural, materializados na existência de diferentes setores no Instituto. Nessas circunstâncias, foi constituída uma Comissão para a elaboração do curso de Engenharia Hídrica, o qual foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFRGS na sessão do dia 19/08/2011.