Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Institucional Histórico

Histórico

A história do IPH é indissoluvelmente ligada à da Escola de Engenharia (EE) (1896) da UFRGS. 

Na  década de 1950, o Departamento de Transportes e Vias de Comunicação (DTVC), da EE UFRGS era responsável na época pelas cadeiras de Portos, Rios e Canais, Estrada de Rodagem, Estrada de Ferro, Astronomia e Geodésia, Topografia, que compunha um conjunto didaticamente harmônico.

Chefe do DTVC em 1953, Prof. Adolfo Laranjeira Mariante, envia um ofício ao Diretor da Escola de Engenharia sugerindo a organização de um novo instituto  dedicado às questões de Engenharia Hidráulica, principalmente da técnica do modelo reduzido.

Em paralelo a Secretaria de Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (S.O.P) estudava, melhorava e conservava a rede de rios e de lagoas navegáveis. 

Os Serviços Hidrográfico e Melhoramento Fluviais, a Diretoria de Viação Fluvial, a Diretoria do Porto e Barra de Rio Grande eram os órgãos internos da S.O.P. e demandavam um laboratório ou um Instituto de Hidráulica. 
Alguns dos engenheiros de maior responsabilidade de chefia nos mencionados serviços eram docentes na Escola de Engenharia da UFRGS. 

 

Anos iniciais 

A partir do ano de 1962  houve o fortalecimento do seu quadro de pessoal, através de estágios nos principais centros de Hidráulica Experimental, tais como:

  •  Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Lisboa;
  •  Laboratório Nacional de Hidráulica/Chatou/França;
  •  Escola de Engenharia de Delft/Holanda;
  •  Escola de Engenharia de Grenoble/França

Tramita o Plano de Operações que regula a colaboração financeira entre o IPH e a UNESCO, para o fim especial de criação de dois cursos: mestrado e curso técnico em Hidrologia. (1969)

A aceitação do novo curso de mestrado em Hidrologia Aplicada foi um completo êxito nacional e internacional, como atestam as matrículas de alunos de diversos países, destacando-se: Argentina; Chile; Bolívia; Colômbia; Venezuela; Panamá; São Domingos e outros países.