Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias ABERTURA DE VAGA PARA PROFESSOR VISITANTE ESTRANGEIRO

ABERTURA DE VAGA PARA PROFESSOR VISITANTE ESTRANGEIRO

Simplified Selection Call for Foreign Visiting Professor

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), informa a abertura de processo para seleção para contratação de Professor Visitante Estrangeiro na área de Qualidade e Tratamento da Água para Consumo Humano. O candidato deve ter nacionalidade que não seja brasileira e deve ter vínculo formal com universidade ou instituto de pesquisas fora do Brasil. O candidato deve ter o título de doutor a no mínimo dois anos e ter produção científica relevante nos últimos cinco anos. O candidato selecionado será vinculado ao programa de Pós- graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. De acordo com o Ministério da Educação, a UFRGS é a segunda melhor universidade federal do Brasil. A UFRGS está localizada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Além do programa de pós-graduação, o IPH é responsável por disciplinas em cursos de graduação, como Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica. O candidato selecionado será contratado por quatro meses a dois anos.

Informações sobre como aplicar para o processo de seleção podem ser vistas no site:

www.ufrgs.br/progesp/progesp-1/processo-seletivo/editais-2018/edital-16-2018/edital-16-2018.

O Plano de Trabalho deve abordar qualquer dos seguintes temas, em conjunto ou separadamente: (1) 

Processos que afetam a qualidade da água, desde a bacia hidrográfica até os consumidores; (2) 

tecnologias para remover microcontaminantes e microorganismos emergentes da água; (3) aplicação de métodos  analíticos  para  detecção  de  contaminantes  e  microrganismos patogênicos da água; (4) tecnologias simplificadas de tratamento para atender populações que não são abastecidas por redes ou que estejam em situação de emergência devido a desastres ambientais; (5) regulação de parâmetros de qualidade  da  água  em  mananciais  e  para  consumo  humano.  No  Plano  de Trabalho deve ser detalhada a relevância do tema selecionado e a metodologia a ser utilizada, não devendo exceder a cinco páginas. O Curriculum Vitae deve mostrar a experiência do candidato como professor e pesquisador. A Carta de Apoio deve descrever as qualificações do candidato e a possibilidade de intercâmbio entre as instituições.

O candidato selecionado deverá contribuir, dentro de sua área de trabalho, na orientação de estudantes e no planejamento de aulas de laboratório de temas relacionados a sua especialidade.

As inscrições serão  recebidas no  período  de  17  de  setembro  a  16  de outubro de 2018 através do correio eletrônico  jumarbra@iph.ufrgs.br. No correio, indicar, em Assunto, PVE Professor Visitante. Prefere-se a submissão em português, espanhol ou inglês, mas outras línguas não serão excluídas.

Outras informações relacionadas ao processo de seleção podem ser encaminhadas para Prof. Juan Martin Bravo (jumarbra@iph.ufrgs.br) ou Prof. Antônio Domingues Benetti (benetti@iph.ufrgs.br).

 

Opening_Position_English_VisitingProfessor

Convocatoria_Castellano_ProfesorVisitante