Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Águas Abertas - 30/11/16 12:30

Águas Abertas - 30/11/16 12:30

Após a passagem do último ciclone extratropical pelo litoral sul do Brasil, a força das águas deixou um rastro de destruição e caos. Como prever o acontecimento e sua magnitude? Qual a ciência por trás dos modelos de previsões de ondas marítimas? Além disso, como podemos aproveitar a energia limpa das águas do mar?

 

O Águas Abertas do IPH traz em sua edição novembro/2016 a apresentação sobre este tema de grande relevância: “Modelagem de ondas marítimas: previsão, prevenção de danos e aproveitamento energético”

O evento ocorrerá no dia 30/11/2016 (quarta-feira) das 12:30 as 13:30 no auditório Prof. Marc Pierre Bordas do IPH.

 

Resumo:

A descrição matemática clássica do movimento de ondas em água será apresentada e dois problemas relacionados serão abordados através de aplicações em engenharia oceânica e em oceanografia. As forças hidrodinâmicas em estruturas offshore são de interesse à indústria de energia por meios de conversores de energia eólica e de ondas. Este problema será modelado através de equações integrais singulares cujas soluções podem ser eficientemente calculadas por um método espectral. Ondas oceânicas podem ser modeladas e previstas usando a teoria linear e a equação do balanço de ação de ondas. Estes dois exemplos serão apresentados à luz de resultados recentes obtidos.

 

Palestrante convidado:

 

Leandro Farina

 

 

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Matemática Aplicada - University of Manchester (1996), pós-doutorados no Institut Français du Pétrole (1997) e no Massachusetts Institute of Technology (1999). Atualmente é professor associado III, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em Matemática Aplicada e Oceanografia Física.