Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Artigo de professor do IPH (Dr. Guilherme Fernandes Marques) recebe prêmio do Environmental and Water Research Institute (EWRI) e Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE)

Artigo de professor do IPH (Dr. Guilherme Fernandes Marques) recebe prêmio do Environmental and Water Research Institute (EWRI) e Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE)

O artigo “Economic value of storage in multireservoir systems” publicado em 2014 no Journal of Water Resources Planning and Management, foi laureado com o 2015 Quentin Martin Best Practice-Oriented Paper, conferido pelo EWRI/ASCE.
O artigo foi elaborado em colaboração de pesquisadores da Université Laval (Canadá) e o professor do IPH, Dr. Guilherme Fernandes Marques.
O trabalho propõe uma metodologia para avaliar o valor econômico do "serviço" de armazenamento de água em grandes reservatórios. Reservatórios provêem um serviço importante ao transportar a água do período chuvoso para ser usado no período seco. No artigo, é calculado o quanto vale para um sistema hídrico ter disponível esse serviço.
Resultados como esse são úteis, por exemplo, para avaliar qual o efeito que um novo reservatório traria para um sistema já existente, em termos de valor adicional. Isso pode ser usado para decidir se vale a pena, economicamente, construir um novo reservatório e como operá-lo para aumentar o valor. Mais importante ainda, como a sua operação poderia afetar o valor do serviço oferecido pelos demais reservatórios já existentes.
A solenidade de entrega do prêmio aos autores será realizada no mês de maio, durante o World Environmental & Water Resources Congress 2015, em Austin, Texas.