Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Maior tanque do Brasil é inaugurado no IPH

Maior tanque do Brasil é inaugurado no IPH

Antes: construção do tanque..Foi inaugurado nesta terça, dia 18, no Instituto de Pesquisa Hidráulicas, o que pode ser considerado o maior tanque aquático de pesquisa do Brasil . O reitor em exercício, Rui Vicente Oppermann, contou que todos estranharam quando ele disse que ia inaugurar um "tanque". Na verdade, trata-se de um  tanque estratigráfico e faz parte do laboratório de Modelagem Estatigráfica em Grande Escala. 

A estrutura impressiona pela grandiosidade e proporções gigantescas.  Com capacidade para quase um milhão de litros de água,  custou R$ 3,5 milhões e demorou quase 7 anos para ser construído. Não existe nada parecido nem no Brasil, nem na América Latina .O recurso é oriundo da empresa multinacional Shell.

Depois: tanque pronto

 

 

O diretor do IPH, André Silveira, lembrou que em 2013 o IPH completou 60 anos de atividades e, com a inauguração da nova estrutura, o instituto retoma uma antiga vocação da expertise  na área  da pesquisa marítima.

Mas qual seria a real utilidade deste enorme "piscinão"?
Conforme explicaram os responsáveis pelo projeto, o tanque serve como um laboratório, simulando modelos de sedimentação em águas profundas. A pesquisa gera modelos matemáticos utilizados nos estudos de extração de petróleo, dando mais precisão e reduzindo os custos dessa atividade.

O reitor em exercício também destacou a excelência e qualificação dos cursos e dos projetos desenvolvidos no IPH. " Essa parceria  consolida o objetivo central da UFRGS que é transferir conhecimento em prol da sociedade e quem vai se beneficiar com isto é o Brasil", concluiu.