Você está aqui: Página Inicial ITACA

ITACA

Missão

Desenvolver negócios inovadores e sustentáveis nas cadeias agroindustriais, através da transferência de conhecimentos tecnológicos e gerenciais, da Universidade para as Empresas Incubadas.

Visão

Ser referência nacional em geração de novos negócios e tecnologias inovadoras, com sustentabilidade para as cadeias agroindustriais.

Histórico

O Programa Tecnológico do Plano de Gestão da UFRGS, que prevê a implantação de empreendimentos de base tecnológica no Campus do Vale e o desenvolvimento de um modelo de gestão de ciência e tecnologia capaz de viabilizar a transferência de conhecimento técnico-científico para a sociedade, foi fator fundamental para a criação da ITACA.

A idéia da criação de uma Incubadora Tecnológica de Alimentos e Cadeias Agronegócios no ICTA tomou forma em 1977, após a participação do professor Onar Nunes Haack no Curso de Processos de Incubação de Empresas, promovido pela ITEP e ANPROTEC, entre 25 a 30 de maio, em Recife.

Em 30 de março de 2000, resultado da primeira participação em Edital do SEBRAE, o Coordenador do Projeto, Professor Onar Nunes Haack, apresentou ao Conselho da Unidade um projeto aprovado e contemplado com R$ 30.000,00 (trinta mil reais, valores da época) para a elaboração do Plano de Negócios de Implantação da Incubadora.

O Conselho, sob a Presidência do Professor Marco Antônio Záchia Ayub, diretor do ICTA, autorizou o prosseguimento do trabalho para a elaboração do Plano de Negócios de Implantação da Incubadora.

Em 29 de junho de 2001, o referido Plano de Negócios foi contemplado em novo Edital do SEBRAE, chamada 03/2001-02, com R$55.000,00 (cinqüenta e cinco mil reais, valores da época) para a Implantação da Incubadora.

A Comissão de Espaço Físico, na ocasião, destinou a sala 08 do subsolo, o almoxarifado do ICTA, para abrigar a Incubadora.

A partir de então, o processo de implantação da Incubadora teve seu inicio com ampla consulta e discussão para definir o projeto arquitetônico adequado ao prédio, exame de viabilidade e apresentação das contrapartidas da UFRGS.

Em 12 de setembro de 2003 foi elaborado o primeiro Edital da ITACA, denominado Edital ITACA/ICTA/UFRGS nº 01/2003.

Em 31 de outubro de 2003 a Comissão de Seleção da Incubadora Tecnológica Empresarial de Alimentos e Cadeias Agroindustriais reuniu-se para realizar a apuração de resultados do primeiro Processo de Seleção de Novos Empreendimentos na área de Alimentos e Cadeias Agroindustriais, conforme o edital de nº 01/2003.

Em 15 de março de 2004 as empresas selecionadas foram instaladas em Módulos Gerenciais de 15 m² , mobiliados, com infra-estrutura operacional adequada às suas necessidades, além dos 2.500 m² de espaço compartilhado com o ensino, a pesquisa e a extensão do ICTA.

E em 22 de julho de 2004 foi inaugurada oficialmente a ITACA. Prestigiaram a solenidade o secretário da Ciência e Tecnologia, Kalil Sehbe, e a reitora da Ufrgs, Wrana Maria Panizzi.

A ITACA dispõe de toda a infra-estrutura física e gerencial necessária para o desenvolvimento das empresas de base tecnológica. Oferece sistemas de comunicação e informática (central telefônica e acesso à Internet), equipamentos tecnológicos para realização de eventos e apresentações, serviços de suporte operacional (limpeza, segurança, telefonista), postos bancários, correios, restaurante, apoio na busca por financiamentos, intermediação de negócios com clientes, entre outros serviços de suporte ao desenvolvimento do negócio.