English | Português    


ANAIS DO CONGRESSO

Acesse a publicação dos anais AQUI!

Os artigos aqui publicados resultam de trabalhos apresentados em três diferentes modalidades (comunicação oral, trabalho em andamento e pôster) no IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Além dessas modalidades, contamos também com conferências plenárias e mesas-redondas no IVCMLP, que comporão outras publicações.

A quantidade e a diversidade dos artigos submetidos para publicação nesta quarta edição do evento é um reflexo da quantidade e diversidade da origem (tanto em termos de afiliação teórica quanto de localização geográfica) dos participantes do congresso. O IV CMLP contou com a participação de mais de 200 conferencistas, que discorreram sobre os mais diversos temas relacionados à linguagem figurada e apresentaram trabalhos identificados principalmente com a perspectiva da Linguística Cognitiva, mas também com uma perspectiva da Linguística da Enunciação ou com uma perspectiva formalista.

Em termos da origem geográfica, o IVCMLP contou com estudiosos oriundos de 42 universidades nacionais, de 15 diferentes estados brasileiros (BA, CE, DF, GO, MG, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN,RS, SC, SP) e de 22 universidades internacionais, de 14 diferentes países (Alemanha, Bélgica,Chile, China, Emirados Árabes, Colômbia, Espanha, EUA, Hungria, Inglaterra, México, Polônia, Portugal, Rússia). Exponho aqui esses números e dados porque eles nos ajudam a ter uma melhor medida do quanto os estudos sobre o fenômeno da metáfora se multiplicaram nas diversas instituições, dentro e fora do Brasil, e da vitalidade do interesse no tema.

Um evento internacional desse porte não ocorre sem a colaboração de várias pessoas e instituições. Aproveito, então, para agradecer o apoio dos professores que compuseram a Comissão Organizadora e a Comissão Científica e dos alunos da Equipe Executiva que, literal (de verde) e metaforicamente (de corpo e alma), vestiram a camiseta do evento. Agradeço também ao apoio institucional da UFRGS, em diversas instâncias (Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Pró Reitoria de Pesquisa e Pró Reitoria de Extensão) e da Capes.


Maity Siqueira
Coordenadora Geral do IV CMLP