English | Português    


NORMAS GERAIS

Normas para confecção e exposição de pôsteres

1) O pôster deve ter 90 cm de altura e 60 cm de largura. Essas são as dimensões máximas do espaço reservado, em painel, para cada pôster.

2) O pôster deve incluir, na parte superior, cabeçalho contendo o título do trabalho aceito, o nome do(s) autor(es), o endereço eletrônico do(s) autor(es) e a afiliação do(s) autor(es). Deve conter, no corpo, seções que descrevem, pelo menos, o tema do trabalho, objetivos, métodos, resultados encontrados ou parciais e considerações finais. Pode incluir figuras, fotografias, tabelas e gráficos quando for o caso.

3) O pôster deverá ser fixado ao painel pelo(s) autor(es), ou pessoa(s) designada(s) pelo(s) autor(es), no início da manhã do dia destinado à sua exposição, e deverá ser retirado ao final desse mesmo dia. A equipe executiva do evento se reserva o direito de dar o destino que desejar aos pôsteres que permanecerem nos painéis após o horário determinado para retirada.

4) Recomenda-se que o(s) autor(es) esteja(m) presente(s) no local de exposição durante a sua sessão de pôster. Mais informações sobre a fixação e retirada de pôsteres serão dadas durante o evento.


Normas para publicação dos artigos completos

RECOMENDAÇÕES
Os artigos submetidos aos anais do IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento serão avaliados anonimamente por dois membros da Comissão Científica. Para ser publicado, cada texto deverá ter sido aprovado por dois pareceristas anônimos.

Os artigos submetidos devem se enquadrar na área específica do tema do evento. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para os anais do IV Congresso Internacional da Metáfora na Linguagem e no Pensamento.

Ao submeter seu artigo aos anais, o autor assume o compromisso de respeitar o que está escrito acima. (Aceitamos apenas trabalhos para serem publicados como ARTIGOS.)

NORMAS TÉCNICAS
Os artigos devem:
1) ter referências bibliográficas;
2) apresentar um RESUMO e um ABSTRACT, na primeira página do texto, depois do nome e endereço eletrônico do(s) autor(es), antes da seção "Introdução" (veja mais detalhes no modelo de formatação);
3) estar em formato MS Word (*.doc);
4) ter entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) páginas (incluindo resumo, abstract e referências bibliográfricas);
5) ser escritos em português ou em inglês;
6) estar com formatação padrão (fonte Times New Roman, tamanho 12, páginas NÃO numeradas, espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos, margens justificadas, papel A4, medida das margens da página 2,5 cm).

Faça o download do modelo de formatação para a submissão de artigos AQUI!

As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética e seguir os seguintes modelos de citação:

1) Livros:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, ano.
(Exemplo: FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2004.)

2) Capítulos de livro:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, ano.
(Exemplo: SANTOS, Frederico Soares. O método da recaptura e amostragem em herpetologia. In: GASTEN, Rodolfo Gaspar (org.). Estudos de fauna: Abordagens estatísticas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1996.)

3) Artigos de periódico:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo sem destaque. Nome do periódico em itálico, v. X, n. X, mês/ano.
(Exemplo: KOCH, Ingedore Villaça. O texto: Construção de sentidos. Organon, v. 9, n. 23, 1995.)

SUBMISSÃO DO ARTIGO
Para submeter o artigo, basta enviá-lo por e-mail, em forma de arquivo do MS Word (*.doc), com todas as especificações acima respeitadas, para nosso endereço eletrônico: ivcmlp@ufrgs.br, com o assunto “IV CMLP – Submissão de artigo”.