You are here: Home

Jornada de Ergonomia 2017

5a JORNADA INTERNACIONAL ABERGO 2017; 1o IEA/BRICS Plus Network Meeting; Experiências Regionais Compartilhadas.

A Associação Brasileira de Ergonomia - ABERGO realiza desde sua fundação, periodicamente, o Congresso Brasileiro de Ergonomia. Já está em sua XIX Edição. Atualmente ocorre bianualmente, nos anos pares. E nos anos ímpares, há aproximadamente 10 (dez) anos, a ABERGO organiza a Jornada Internacional ABERGO de Ergonomia.

Neste ano, no período de 27 e 29 de setembro de 2017, acontecerá a V Jornada Internacional ABERGO 2017, junto com o 1o IEA/BRICSPlus Network Meeting, o 1o Seminário Internacional de Ergonomia Hospitalar e o 12º Fórum de Certificação do Ergonomista Brasileiro.

O evento internacional comporá dois eixos principais: a troca e compartilhamento de experiências regionais dentre os países que compõem o BRICS, e a necessária interação entre a Segurança do Paciente Hospitalar e a Saúde dos Trabalhadores que trabalham nestes serviços.

 

Neste evento internacional estarão reunidos professores, pesquisadores, profissionais de ergonomia e áreas afins, pós-graduandos e graduandos para apresentarem os desenvolvimentos recentes nestes campos disciplinares e para refletirem sobre as temáticas centrais do evento:

"Experiências Regionais Compartilhadas" e "A Ergonomia como eixo de articulação entre a Segurança do Paciente e a Saúde dos Trabalhadores".

 


As temáticas do evento refletem o momento histórico vivido no país e os desafios por ele trazidos. As condições de trabalho objetivas vividas por milhões de trabalhadores ainda deixam a desejar e impactam negativamente a saúde, a qualidade e a produtividade nos diversos setores produtivos. Por outro lado, o desenvolvimento social em geral traz consigo novas demandas de bens de consumo e serviços públicos cujas configurações não foram pensadas e desenvolvidas para as reais necessidades. Por fim, é notória a dificuldade da indústria brasileira integra-se às cadeias produtivas globais e passar a competir em mercados onde as singularidades podem ser decisivas no sucesso dos bens e serviços ofertados.