APRESENTAÇÃO
......................................
     

Este é o nosso mascote:

Seu Maromba

O LACAD, Laboratório de Cerâmica Artística à Distância, é um Objeto de Aprendizagem vinculado a Secretaria de Educação à Distância SEAD da UFRGS e aoNúcleo Cerâmico do departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes DAV / IA. Muito mais do que um ambiente virtual para documentar a produção acadêmica, pesquisa de ateliê, exposições e eventos organizados pelo núcleo e seus integrantes, o LACAD pretende-se enquanto parte de um grupo maior, elo de uma rede de conexões com núcleos cerâmicos e artísticos de outras Instituições de ensino e pesquisa nacionais e do Mercosul, uma espaço “real” de discussão da cerâmica a partir dos processos técnicos e poéticos. Mas o nosso percurso se faz sobre a materialidade do caminho, da percepção da argila úmida entre os dedos e do espaço amorfo entre os olhos, da busca do domínio técnico pelo mero prazer de rompê-lo, da contextualização e teorização pela saudade do esquecimento, pelo vazio de nossas mentes, quando no silêncio do ateliê, produzimos conceitos e subjetividades. Mas no meio do caminho tinha uma pedra e nesta pedra desejos de caminhos outros, de outros colegas distantes, separados pela impessoalidade aparente da rede virtual, presentes nos cursos de extensão e nas disciplinas à distância do curso de formação de professores da REGESD, ambas ações futuras do núcleo.

Como romper essa impessoalidade , trazê-los para dentro de um ateliê ausente de materialidade, motivá-los a construírem fornos alternativos e elétricos e invadirem os cantos de suas casas com suas modelagens e objetos cerâmicos?

O núcleo enquanto parte integrante e dinâmica de um todo cerâmico e artístico e a estrutura da home page do LACAD, apresentada a seguir, são as nossas tentativas iniciais para abarcar essas questões e objetivos amplos. A página inicial do LACAD, será elaborada por nossa equipe a partir da planta artística de uma reformulação futura do ateliê do DAV. Desenhada pelo traço poético de meu colega professor Rodrigo, será um espaço virtual gerado de nossas limitações e dificuldades físicas reais e gerador de nosso futuro ateliê, condizente com nossa produção acadêmica e artística, seja interno fisicamente a nossa Instituição ou distantes, noutros cantos e lares e núcleos outros.

Carusto Camargo