Histórico

LABORATÓRIO DE FUNDIÇÃO (LAFUN) - UFRGS

O Laboratório de Fundição (LAFUN) do Centro de Tecnologia (CT) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde seu início tem desenvolvido pesquisas nas áreas de processos de fundição, modelagem numérica, solidificação, desenvolvimento e caracterização de ligas ferrosas e não ferrosas e transformação de fase. Ao longo desses anos, possibilitou a estudantes, pesquisadores e profissionais da área, desenvolverem trabalhos aplicados em problemas de interesse acadêmico e industrial. Contribuiu para a formação de centenas de pesquisadores a nível de graduação, mestrado e doutorado com foco na fundição e solidificação de metais.  Muitos profissionais e lideranças, oriundos de empresas e instituições públicas e privadas, foram treinados em cursos de extensão especializados para o setor metal-mecânico oferecidos pelo laboratório.

O LAFUN foi fundado no ano de 1976 pelo Prof. Arno Müller. No início da década de 90 o Prof. Marlos Dias Diehl assume a coordenação do Laboratório. No ano de 2000, o Prof. Jaime Alvares Spim Jr. † torna-se o coordenador do Laboratório. No ano de 2015, o Prof. Vinicius Karlinski de Barcellos assume a coordenação atual do Laboratório.  

O LAFUN se localiza no Centro de Tecnologia (CT), no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e atua junto ao Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica do Departamento de Metalurgia (DEMET) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais (PPGE3M) colaborando na formação profissional especializada e de qualidade.

O laboratório possui uma infraestrutura com áreas dedicadas a elaboração e fusão de ligas ferrosas e não ferrosas, fundição em molde de areia e ensaios em areia de fundição, fundição de precisão por cera perdida, fundição em coquilha, análise térmica, modelagem numérica de processos de solidificação, caracterização química, metalográfica e mecânica de metais e ligas.

 Nesse contexto é importante declarar que o LAFUN tem grande preocupação na metodologia do desenvolvimento do trabalho científico e tecnológico, para disseminação de conceitos e práticas na área da fundição, voltado para a realidade encontrada no chão de fábrica. O LAFUN tem também como missão fornecer às fundições do Rio Grande do Sul e do Brasil, condições de melhorar e aperfeiçoar seus atuais métodos de produção, com o auxílio de técnicas que permitam a otimização dos processos.