Você está aqui: Página Inicial Notícias LAPAV participa da Conferência Internacional sobre Energia Aplicada Inovadora (IAPE)

LAPAV participa da Conferência Internacional sobre Energia Aplicada Inovadora (IAPE)

 

Não é novidade que as fontes de energia mais utilizadas no planeta estão longe das condições ideais para a prática sustentável. Prova disso é que, dia após dia, novas tecnologias são criadas com o objetivo de promover a geração e produção de energia limpa. Mas como a pavimentação pode auxiliar no fornecimento de energia alternativa e renovável?

A Conferência Internacional sobre Energia Aplicada Inovadora (IAPE) visa investigar aplicações de inovação e últimas pesquisas nas áreas de produção de energia, fornecimento de energia alternativa e renovável, análise de economia de energia, otimização de processos energéticos e impactos ambientais da produção de energia.  O IAPE 2019 (Innovative Applied Energy) ocorreu durante os dias 14 e 15 de março, na cidade de Oxford, UK, no centro de conferência King's Centre.

Nesta edição do evento, o pesquisador Lucas Heller apresentou sua pesquisa denominada “Energy Harvesting from Pavements using piezoelectric sensors - an in-service road case study”. O trabalho relata uma aplicação de transdutores piezoelétricos na praça de pedágio BR-290, convertendo as deformações que o pavimento sofre com a passagem dos veículos em energia elétrica para utilização posterior. Essa energia elétrica foi utilizada para o abastecimento de 20 tachas com iluminação LED, sinalizando a chegada até a pista automática da praça de pedágios.

Acesse aqui o Peper do site IAPE

Apresentação de Lucas Heller, IAPE 2019

 

Laboratório de Pavimentação Área de Testes e Pesquisas de Pavimentos - Av. Bento Gonçalves, 9500. Prédio 43.816. Bairro Agronomia. CEP 91501-970.
Fone: +55 51 3308-7049 Fax: +55 51 3308-3999 lapav1@cpgec.ufrgs.br