Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisadores do LAPAV iniciam estudos em North Carolina, nos EUA

Pesquisadores do LAPAV iniciam estudos em North Carolina, nos EUA

 

Douglas Mocelin e Felipe do Canto Pivetta, pesquisadores do Laboratório de Pavimentação da UFRGS, iniciaram seus estudos no Laboratório de Pavimentação da North Carolina State University (NC State) em Raleigh, North Carolina. O laboratório faz parte do departamento CCEE (Civil, Construction and Environmental Engineering), um dos maiores departamentos dos Estados Unidos. Também trabalha em cooperação com os DOT's (Department of Transportation) de vários estados, com treinamentos, compartilhamento de dados e parcerias acadêmicas.

O grupo de pesquisa em pavimentação do qual os pesquisadores fazem parte é um dos principais no mundo, criado pelo Prof. Dr. Richard Kim, professor do Departamento de Engenharia Civil, Construção e Meio Ambiente da North Carolina State University. Algumas das grandes pesquisas desenvolvidas pelo laboratório foram o modelo VECD (viscoelastic continuum damage) e o método de análise e dimensionamento de pavimentos FlexPAVE.

As pesquisas desenvolvidas englobam mecânica experimental e modelos constitutivos com o objetivo de avaliar e compreender o comportamento dos materiais de infra-estrutura do asfalto. Douglas Mocelin iniciou os estudos em 2018, desenvolvendo um trabalho sobre avaliação do envelhecimento de misturas asfálticas (long-Term Aging of Asphalt Mixtures for Performance Testing and Prediction) uma ramificação do projeto PRS (Performance Related Specifications).

Msc. Douglas Mocelin, Prof. Dr. Richard Kim, Eng. Felipe do Canto Pivetta e Prof. PhD Lélio Brito no Laboratório de Pavimentação da North Carolina State University

Laboratório de Pavimentação Área de Testes e Pesquisas de Pavimentos - Av. Bento Gonçalves, 9500. Prédio 43.816. Bairro Agronomia. CEP 91501-970.
Fone: +55 51 3308-7049 Fax: +55 51 3308-3999 lapav1@cpgec.ufrgs.br