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CRICTE 2014

CRICTE 2014 - CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA

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Estudo da Temperatura Crítica de Misturas Asfálticas Determinada Através do Ensaio de Módulo Complexo

 

Descrição:

 

Este trabalho tem como objetivo analisar a temperatura crítica de misturas asfálticas, apontando a temperatura mais indicada para a realização do ensaio de fadiga, ou seja, a pior condição em que o material está submetido. Através do plano Cole-Cole, que é uma das maneiras de representar o módulo complexo, é possível obter a temperatura em que o material sofre as maiores perdas de energia. A análise se dará através do ensaio de módulo complexo realizado em diferentes temperaturas e frequências de aplicação de carga, sendo utilizadas amostras em formato prismático submetidas à flexão em quatro pontos.

Integrantes: Douglas Martins Mocelin, Gracieli Bordin Colpo, Caroline Brauwers, Lélio Antônio Teixeira Brito

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Avaliação da Redução de Temperatura de Compactação de Misturas Asfálticas Com a Incorporação de Aditivo Químico Surfactante

Descrição:

 

Este trabalho tem como objetivo analisar a diminuição de temperatura de compactação de misturas asfálticas através da incorporação de um aditivo químico surfactante ao CAP (cimento asfáltico de petróleo). Foi realizado um projeto através da Metodologia Marshall, segundo norma DNER-ME 043/95 e atendendo a especificação DNIT 031/2006-ES. Após a determinação do Teor ótimo de asfalto de Projeto (TP), foi incorporado, à mistura, o aditivo asfáltico que tem como finalidade diminuir a temperatura de compactação. Foi analisada, principalmente, a continuidade dos parâmetros Marshall e propriedades mecânicas da mistura asfáltica, tais como, volume de vazios, densidade máxima medida, Módulo de Resiliência e Resistência à Tração, dos corpos de prova moldados. Concluiu-se que, mesmo com a diminuição da temperatura de compactação com o aditivo, os parâmetros foram mantidos.

Integrantes: Daniel Pinheiro Fernandes, Lucas Antônio Pinto Pereira, Marlova Grazziotin Johnston, Jorge Augusto Pereira Ceratti.

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Influência do Índice de Forma na Resistência de uma Mistura Asfáltica Padrão

 

Descrição:

 

O seguinte trabalho apresenta a importância da forma e textura do agregado asfáltico, que compõem a maior parte da mistura, visando avaliar a influência do formato do agregado, se ele é angular, lamelar ou cúbico, na resistência de uma mistura asfáltica padrão, que será submetida a uma tração indireta por compressão diametral. Analisando, no fim, se a forma do agregado interfere ou não.

Integrantes: Maximiliano Muñoz Cavalcanti, Rodrigo Santos da Silva, Jorge Augusto Pereira Ceratti , Lélio T. Brito.

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Análise de Resultados da Microtextura Superficial do Revestimento Asfáltico de Trechos da BR- 448/RS

Descrição:

 

A pavimentação de vias de transporte rodoviário não se atém meramente a oferecer resistência aos esforços gerados pelo carregamento do tráfego dos veículos comerciais; mas também deve oferecer, como alguns de seus aspectos principais, conforto e segurança aos usuários que nela trafegam. Para tais condições, desenvolve-se então a análise da aderência pneu-pavimento o qual, por conseguinte, é diretamente influenciada, dentre vários parâmetros relacionados, pela microtextura superficial do revestimento. Neste contexto, o presente artigo busca analisar os parâmetros de aderência do revestimento de dois trechos monitorados da BR 448/RS através das características de atrito dos agregados do concreto asfáltico(CA) por meio de ensaios de microtextura através do ensaio de Pêndulo Britânico. A finalidade é verificar se as propriedades do revestimento são adequadas às necessidades da rodovia, conforme as normas vigentes.

Integrantes: Jefferson N. Martins, André L. Bock, Lélio A. T. Brito, Jorge A. P. Ceratti.

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Avaliação do Comportamento Geotécnico de Agregados Reciclados de Rcd para Utilização em Camadas Inferiores de Pavimentos

Descrição:

 

Em tempos atuais, nos quais as preocupações com um modo de vida mais sustentável estão sempre presentes, é cada vez maior a necessidade de se buscar novas maneiras de agir, para preservar o meio ambiente em que vivemos. Este trabalho avalia as propriedades físicas e mecânicas de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), tendo em vista sua aplicação na pavimentação. Desta forma, pretende-se promover a utilização destes materiais como base e sub-base de pavimentos, no lugar de matérias-primas não renováveis, como derivados de rochas; por conseguinte, reduzindo a exploração de reservas naturais e evitando o expurgo em locais inadequados desses RCD.

Integrantes: Matheus Ferreira Matuella, Lucas Delongui, William Fedrigo, Washington Peres Núñez

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