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Projetos

2015 - 2017

Monitoramento e análise de desempenho de pavimentos flexíveis incluídos no Projeto Rede Temática de Asfalto no Rio Grande do Sul

Descrição: Monitoramento e análise de desempenho de pavimentos flexíveis recentemente construídos em rodovias federais do RS (BR-290/RS e BR-448/RS), calibrando as linhas de tendência já existentes. É realizado também um estudo do subleito da rodovia BR-290/RS avaliando a influência da variação de umidade na resistência do material.

Situação: Em desenvolvimento; Natureza: Mestrado 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1).

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Camila Kern - Integrante


2015 - 2017

Efeitos da composição no comportamento de resíduos de construção e demolição

Descrição: Monitoramento e análise de desempenho de pavimentos flexíveis recentemente construídos em rodovias federais do RS (BR-290/RS e BR-448/RS), calibrando as linhas de tendência já existentes. É realizado também um estudo do subleito da rodovia BR-290/RS avaliando a influência da variação de umidade na resistência do material.

Situação: Em desenvolvimento; Natureza: Mestrado 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1).

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Matheus Ferreira Matuella - Integrante


2015 - 2017

Análise da Vida de Fadiga de Misturas Asfálticas por meio do Ensaio de Flexão em Amostra Semicircular

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a resistência ao trincamento e previsão de vida de fadiga de misturas asfálticas empregando o ensaio de flexão em amostra semicircular com fenda (semi-circular bending test – SCB).

Situação: Em desenvolvimento; Natureza: Mestrado 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1). 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Luiza Carbunck Godoi - Integrante.


2015 - 2017

Deformação Permanente de Misturas Asfálticas: Avaliação do Desempenho Conforme Critério de Flow Number de Misturas Quentes e Mornas

Descrição: Caracterização do comportamento mecânico quanto à deformação permanente de misturas asfálticas quentes e mornas através do parâmetro Flow Number.

Situação: Em desenvolvimento; Natureza: Mestrado 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1). 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Larissa Montagner de Barros - Integrante.


2015 - 2017

Análise viscoelástica de misturas asfálticas quentes e mornas

Descrição: Caracterização das propriedades viscoelásticas das misturas asfálticas quentes e mornas comumente utilizadas no Rio Grande do Sul, utilizando um aditivo surfactante para as misturas mornas.

Situação: Em desenvolvimento; Natureza: Mestrado 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1). 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Natália Guterres Mensch - Integrante.


2013-2015

Efeito da Adição de Cal nas Misturas Asfálticas a Quente, Elaboradas com Agregados Graníticos


Descrição: Durante os últimos anos tem aumentado o interesse e o uso da cal hidratada como agente estabilizador de misturas asfálticas a quente em diversos países e também no Brasil. É aconselhável agregar cal hidratada nas misturas asfálticas a quente, por vários aspectos dentre os quais podemos citar a melhoria da adesividade agregado-ligante, o retardo do trincamento, e o enrijecimento do ligante e da mistura. Funciona também como filler modificador de viscosidade, reduz a sensibilidade à umidade, evita o envelhecimento prematuro da capa asfáltica, prolongando a sua vida útil.

A presente pesquisa investiga a possibilidade de se produzir misturas asfálticas de elevado módulo e durabilidade, por meio da incorporação de cal hidratada. As misturas de CA foram formuladas com agregados graníticos, utilização de dois tipos de cales (Calcítica e Dolomítica) e dois tipos de ligantes (convencional CAP 50/70 e polimerizado com SBS).

O objetivo do trabalho é avaliar os fatores que influenciam de forma predominante na melhoria das propriedades mecânicas e no desempenho das misturas asfálticas (aumento da vida de fadiga e da resistência à deformações permanentes). Estas análises são realizadas através de ensaios de resistência à tração (Rt), ensaio de módulo de resiliência (Mr), ensaio de deformação permanente e ensaios de fadiga.

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Washington Peres Núñez - Integrante / Tatiani Melissa Paviani  - Integrante.


2013-2015

Reciclagem de Pavimentos com Adição de Cimento Portland - Proposição de um Método de Dosagem


Descrição: A reciclagem de pavimentos com adição de cimento Portland é uma técnica de reabilitação rodoviária que vem sendo utilizada no país há algumas décadas, entretanto, apesar da boa aceitação e da existência de algumas especificações acerca do assunto, ainda perduram lacunas no conhecimento da técnica. Considerando este problema, a presente pesquisa realiza um estudo laboratorial definindo parâmetros que auxiliem na proposição de um método de dosagem para materiais utilizados em serviços de reciclagem com cimento (como, por exemplo, o valor mínimo de resistência à compressão simples aos 7 dias de cura). Neste estudo laboratorial são utilizadas misturas de materiais provenientes de diversas rodovias do país, combinados com diferentes teores de cimento. Além disso, é avaliado o emprego de diferentes energias de compactação e os efeitos da porcentagem de material fresado do revestimento asfáltico na composição da mistura. Ainda, a pesquisa define  um procedimento para análise da compatibilidade de um pavimento existente com a técnica, através da escolha e avaliação de trechos rodoviários e de documentos que relatem experiências de sucesso.

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador /  Washington Peres Núñez - Integrante / William Fedrigo  - Integrante / Thaís Radünz Kleinert - Integrante / Mario Alexander Castañeda López - Integrante.

 

2014 - 2014

Deformação Permanente de Revestimento Asfálticos com Diferentes Ligantes: Comparação de Desempenho Através do Parâmetro Flow Number

 

Descrição: Comparação do desempenho mecânico de revestimentos asfálticos com três diferentes ligantes quanto à deformação permanente través do parâmetro Flow Number. 
Situação: Concluída; Natureza: Trabalho de conclusão 
Alunos envolvidos: Graduação (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Larissa Montagner de Barros – Integrante.


2012-2014

Análise a Fadiga de Misturas Asfálticas Através do Ensaio de Flexão em Quatro Pontos


Descrição:A pesquisa em andamento tem como objetivo utilizar o ensaio de fadiga à flexão em viga quatro pontos para analisar o comportamento à fadiga de misturas asfálticas densas, comumente utilizadas no estado do Rio Grande do Sul. O fenômeno de fadiga origina-se devido às cargas repetidas do tráfego que acabam gerando tensões de tração na base do revestimento, sendo considerado um dos problemas de maior relevância que ocorre nas misturas asfálticas, pois resulta na degradação dos materiais que compõe o pavimento asfáltico e, consequentemente, da estrutura do pavimento.

Neste trabalho estão sendo realizados ensaios de fadiga à flexão em misturas asfálticas com CAP 60/85 e CAP TLA FLEX, com temperatura controlada de 25°C e modo de carregamento a deformação e tensão controlada, buscando verificar o comportamento à fadiga destas misturas. A critério de comparação também estão sendo realizados ensaios de fadiga por compressão diametral nestas mesmas misturas asfálticas.

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Marlova Grazziotin Johnston - Integrante / Lélio Antônio Teixeira Brito - Integrante /Gracieli Bordin Colpo  - Integrante.


2012-2014

Análise Paramétrica da Resistência ao Cisalhamento de Misturas Asfálticas


Descrição: O objetivo da pesquisa é melhor compreender a resistência ao cisalhamento de misturas asfálticas, visto que já foi identificado que a sua falta – em relação às tensões geradas – pode ocasionar rupturas que ocorrem precocemente e que os efeitos deletérios gerados por elas diminuem a vida de serviço da rodovia.

A fim de encontrar a resistência ao cisalhamento de concretos asfálticos, foram realizados ensaios triaxiais em corpos-de-prova de 10 cm de diâmetro e 20 cm de altura, os quais foram moldados no compactador giratório. Duas curvas granulométricas densas obtidas pela metodologia Bailey e os CAP 50/70, 60/85-E e AB8 foram utilizados, no intuito de avaliar os efeitos da curva granulométrica e do ligante asfáltico no ângulo de atrito e na coesão da mistura.

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Marlova Grazziotin Johnston - Integrante / Lélio Antônio Teixeira Brito - Integrante / Lysiane Menezes Pacheco - Integrante.


2013 - 2014

Desempenho de Misturas Asfálticas Mornas Utilizando a Tecnologia Evotherm


Descrição: O objetivo geral da pesquisa é estabelecer um protocolo para dosagem de misturas asfálticas mornas a partir da tecnologia já existente, com vistas a futuros métodos de dimensionamento. Também dar continuidade ao estudo em desenvolvimento a nível nacional com o objetivo de obtenção/validação de um método nacional da aplicação das Misturas Asfálticas Mornas aos pavimentos flexíveis e às especificações formais para as agencias rodoviárias estaduais e nacional.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Marlova Grazziotin Johnston - Integrante / Lélio Antônio Teixeira Brito - Integrante / Larissa Montagner de Barros - Integrante.
Número de orientações: 2

 

2013 - 2014

Desenvolvimento de Método de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos - Fase 2


Descrição: Construção e avaliação de desempenho de trechos experimentais de rodovias para a geração de dados para o desenvolvimento de método de projeto de pavimentos asfálticos. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Washington Peres Núñez - Integrante / Lélio Antônio Teixeira Brito - Integrante.
Número de orientações: 1

 

2009 - 2013

Desenvolvimento de Método de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos - Fase 1


Descrição: Construção e avaliação de desempenho de trechos experimentais de rodovias para a geração de dados para o desenvolvimento de método de projeto de pavimentos asfálticos. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Washington Peres Nuñez - Integrante.

Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

 

2008 - 2014

Estudo laboratorial de comportamento à fadiga e deformação permanente de misturas asfálticas mornas.


Descrição: Elaboração de misturas asfálticas densas utilizando baixa temperatura de mistura e estudo de propriedades mecânicas destas misturas.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Washington Peres Núñez - Integrante.

Financiador(es): Concessionária da Rodovia Osório- Porto Alegre S.A. - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

2007 - 2009

Análise da eficiência de soluções aplicadas em projetos de recuperação estrutural do pavimento da Rodovia BR 290/RS, trecho Osório - Porto Alegre e estudo laboratorial de redução das temperaturas de usinagem e compactação de misturas asfálticas


Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Luciana Rohde - Integrante / Washington Peres Núñez - Integrante / Thiago Vitorello - Integrante / Diego Treichel - Integrante / Daniel Victorino - Integrante.

Financiador(es): Concessionária da Rodovia Osório- Porto Alegre S.A. - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

2007 - Atual

Caracterização de comportamento mecânico em laboratório de misturas asfálticas para pavimentação


Descrição: Estudo de deformabilidade elástica e permanente de misturas asfálticas densas elaboradas com ligantes asfálticos convencionais e modificados com polímeros e borracha.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador.

Financiador(es): Greca Asfaltos S.A. - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 4

 

2005 - 2008

Misturas Asfálticas Produzidas com Emulsões Asfálticas Modificads para Revestimentos Delgados - Caracterização Tecnológica


Descrição: Caracterização de comportamento mecânico de misturas asfálticas para camadas delgadas com utilização de emulsões asfálticas especiais. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Danielle de Souza Clerman - Integrante / Rafael Marçal Martins de Reis - Integrante / Bruna Canarim - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2004 - 2008

Misturas Asfálticas de Alto Desempenho


Descrição: Estudo de misturas asfálticas especiais de alto desempenho para pavimentos asfálticos. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Integrante / LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA - Coordenador / Liedi Bariani Bernucci - Integrante / Glicério Triches - Integrante / Washington Peres Núñez - Integrante / Jorge Barbosa Soares - Integrante / Danielle de Souza Clerman - Integrante / Rafael Marçal Martins de Reis - Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3

 

2003 - 2005

Diagnóstico da pavimentação de rodovias secundárias e levantamento de soluções regionais de baixo-custo como base para disseminação de novas alternativas de pavimentação para redução dos custos de transporte e integração espacial e social


Descrição: Levantamento a ser realizado nacionalmente, envolvendo Universidades de todas as regiões do País. Está prevista uma coleta de informações sobre redes rodoviárias brasileiras, federal, estadual, municipal e concessionada, para que estes dados sirvam de apoio para um estudo de distribuição de serviços de pavimentação, dependendo da demanda,, não só de volume de tráfego e econômica, mas de prioridades sociais e de integração espacial. Com isto espera-se promover e disseminar o conhecimento regional de soluções de pavimentação, com destaque às de baixo-custo, com emprego de materiais locais ou recicláveis, para incentivar a pavimentação de redes rodoviárias brasileiras, de modo a oferecer redução de custos de transporte e a integração espacial e social entre regiões brasileiras.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Integrante / LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA - Integrante / Liedi Bariani Bernucci - Coordenador / Antonio Fortunato Marcon - Integrante / Eugênio Vertamatti - Integrante / Jorge Barbosa Soares - Integrante / José Camapum de Carvalho - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

 

2001 - 2005

Estudo de dispositivos de drenagem de pavimentos


Descrição: De 2001 a 2003: Estudo de sistemas de drenagem viária constituídos por tubos flexíveis em PVC. Desde 2003: Estudo da iInfluência do nível do lençol freático no comportamento estrutural de pavimentos flexíveis com medidas de deflexões, bacias defletométricas, sução, nível d´água e poro-pressão. Também: Estudo experimental de pavimentos permeáveis. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Wai Ying Gehling - Integrante / Liedi Bariani Bernucci - Integrante / Washington Peres Núñez - Integrante / Maria Eugenia Gimenez Boscov - Integrante / Cristiane Salerno Schmitz - Integrante / Rodrigo Malysz - Integrante / Lélio Antônio Teixeira Brito - Integrante / Klaus Machado Theisen - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - Cooperação / Tigre S A Tubos e Conexões - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3

 

2001 - 2004

Desenvolvimento de Misturas Betuminosas Especiais de Alta Resistência e Alta Durabilidade


Descrição: Projeto CTPETRO executado juntamente com COPPE/UFRJ e USP. Estudo de comportamento mecânico de misturas asfálticas do tipo SMA e de alto módulo. Coordenação da Professora Laura Maria Goretti da Mota da COPPE/UFRJ. Convênio FNDCT - CTPETRO - PETROBRÁS 0643/01. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Integrante / Isatir Bottin Filho - Integrante / LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA - Coordenador / Liedi Bariani Bernucci - Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1

 

2001 - Atual

Comportamento mecânico de britas para bases de pavimentos


Descrição: Em uma primeira fase (2001-2002, dissertação de mestrado de Fernando Casagrande) fez-se um estudo paralelo de módulo de resiliência e permeabilidade de britas graduadas e de granulometrias mais uniformes, visando determinar a percentagem ótima de finos (material passante na peneira 4,76 mm) que proporcione características de deformabilidade elástica e de condutividade hidráulica aceitáveis. Em uma segunda et pa (2003-2004, dissertação de mestrado de Rodrigo Malysz) foram determinados parâmetros de modelos de deformações permanentes para as mesmas britas. Atualmente está sendo desenvolvido equipamento triaxial de cargas repetidas para determinação de propriedades elásticas de britas graduadas em amostras de 250mm x 500mm.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Integrante / Wai Ying Gehling - Integrante / Washington Peres Núñez - Coordenador.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

 

2000 - 2005

Estudo de Desempenho de Misturas Asfálticas Convencionais e Modificadas em Pavimentos Flexíveis


Descrição: Projeto PRONEX envolvendo a UFRGS, a USP, a FURG e o ITA. Estudo de comportamento de misturas asfálticas em geral, com ligante asfáltico modificado ou não com polímeros. Coordenação do professor Jorge Augusto Pereira Ceratti. Processo CNPq 664098/1998-3 e 466066/2001-5. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Adriano Bica - Integrante / Wai Ying Gehling - Integrante / Fernando Pugliero Gonçalves - Integrante / Liedi Bariani Bernucci - Integrante / Regis Martins Rodrigues - Integrante / Cláudio Renato Rodrigues Dias - Integrante / Washington Peres Núñez - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 31 / Número de orientações: 7

 

1995 - 1997

Avaliação de Novas Técnicas para Especificação de Agregados de Basaltos Alterados para Emprego em Pavimentos de Baixo Custo


Descrição: Desenvolvimento de metodologia para classificação de basaltos alterados baseada no ensaio de compressão puntiforme. Processo CNPq 520438/95-7. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Washington Peres Nuñez - Integrante / Gilnei Pestano Arnold - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 7

 

2005 - Atual

Estudos de solos e agregados da Região Central do RS para emprego em rodovias não pavimentadas


Descrição: Este projeto, que contou com financiamento do CNPq através de Projeto Universal no período 2005-2007, teve por objetivo establecer as bases para uma metodologia de construção e conservação de rodovias vicinais, baseada nas Mecânicas dos Solos e dos Pavimentos. Teve como resultado a dissertação de Mestrado de Vinicius Peraça e artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Luiz Antônio Bressani - Integrante / Rinaldo JOsé Barbosa Pinheiro - Integrante / Vinícius Peraça - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

 

2003 - Atual

Controle de qualidade em pavimentação


Descrição: O projeto destina-se a introduzir novos conceitos de garantia de qualidade e controle de qualidade em obras de restauração de pavimentos e construção de novos pavimentos.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Cristiane Salerno Schmitz - Integrante / Fernando Silva Albuquqerque - Integrante.

Financiador(es): Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Estado do Rio Grande do Sul - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 7

 

2002 - Atual

Solos e agregados naturais para pavimentação de rodovias de baixo volume de tráfego


Descrição: Este projeto tem como objetivo o estudo de solos, fundamentalmente os residuais, e agregados naturais, como as lateritas e rochas alteradas, para emprego como revestimento primário ou como materiais constituintes de pavimentos de rodovias de baixo volume de tráfego.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Luiz Antônio Bressani - Integrante / juliana azevedo bernardes - Integrante / Vinícius Peraça - Integrante / Vinícius Ioppi - Integrante / Taís Steckel retore - Integrante / Carlos Alberto Simões Pires Wahys - Integrante / Rinaldo José barbosa Piinheiro - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4

 

2001 - Atual

Estabilização de Solos com Cal.


Descrição: O projeto de pesquisa visa analisar as melhorias nas características mecânicas (resistência, rigidez e durabilidade) de solos através da estabilização com cal ou com cal e cinza de casca de arroz. O projeto teve in´cio em 2003, com aa dissertação de mestrado de Rodrigo Lovato, defendida em agoto de 2004, abordando a estabilização de solos lateríiticos com cal, para emprego em bases e sub-bases de pavimentos. Em 2005, a mestrnda Carolina Bottini iniciou seu trabalho de tese, analisando as melhorias de um planossolo da Zona Sul de Porto Alegre, por meio da adição in situ de cal. O diferencial do estudo consiste na execução de um trecho experimental em um loteamento em implantação, obra da qual a mestranda (sem bolsa) é responsável técnica. Ênfase é dad ao processo construtivo, visando sua aplicação futura em obras semelhantes. Em 2006 iniciou sua dissertação o engenheiro Leonardo Katz Behak, profeessor da Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai. estuda a melhoria das propiriedades mecãnicas de um solo da Formación Libertad (no Uruguai) através da adição de cal e de cinza de casca de arroz. A ênfase do projeto é determinar a temperatura ideal de queimaa da casca de arroz, resíduo abundante na região da Formación Libertad.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Horacio Vallejos - Integrante / Rodrigo Lovato - Integrante / Carolina Bottini - Integrante / Leonardo Behak Katz - Integrante / Renato Zulian Lunardi - Integrante.

Financiador(es): Universidad de la Republica Uruguay - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4

 

2000 - 2008

Emprego de Escórias de Aciaria e Outros Tipos de Resíduos em Pavimentos.


Descrição: A pesquisa objetiva analisar a possibildade de empergo de escórias de aciaria elétrica e de aço inox como materiais de construção de pavementos flexívei. Em uma primeira etapa (dissertação de mestrado de Luciana Rohde) foram realizados ensaios laboratoriais parar: a) determinar o tempo mínimo de cura (exposição ao ar livre das escórias em pilhas para que sob efeito das chuvas e calor sejam lixiaviados os óxidos de cálcio, magnésio e ferro que são responsáveis pelo potencial expansivo dessas escórias) para reduzir o potencial de expansão das escórias a um nível aceitável; b) caracterizar as escórias do ponto de vista mecânico, determinando características de interesse à pavimentação (compactação, ISC, módulo de resiliência, durabilidadde, resistênacia à abrasão e ao ataque de sulfatos, etc.) c) comparar as acaracterísticas das escórias como as de materiais granuleres convencionais (britas, solos, etc.) d) avaliar o potencial de contaminação das escórias através de ensaios de lixiviação e solubilização. No biênio 2003-2004 o projeto prossegue em duas frentes: 1) Construção e monitoramento de trecho experimental em rodovia com elevado volume de tráfego para validar em campo os resultados laboratoriais já obtidos (ver acima) 2) Estudo laboratorial de emprego de escórias de aciaria em misturas asfálticas, substituindo parcial oy completamente agregados pétreos empregados em misturas usinadas a quente. . 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Luciana Rohde - Integrante / Letícia Rezende - Integrante / Klaus Theysen - Integrante / Jorge Augsuto Pereira Ceratti - Integrante / Antônio Faria Vilela - Integrante / Eduardo Osório - Integrante / Vinícius Peraça - Integrante.

Financiador(es): Grupo Gerdau S/A - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3

 

2000 - Atual

Estudo de Desempenho de Misturas Asfálticas Convencionais e Modificadas em Pavimentos Flexíveis.


Descrição: Projeto PRONEX envolvendo a UFRGS, a USP, a FURG e o ITA. Estudo de comportamento de misturas asfálticas em geral, com ligante modificado ou não por polímeros (incluindo asfalto com incoproração de borracha). Ensaios laboratoriais i acelerados com simulador de tráfego A partir de 2003 inclui-se o estudo de misturas asfálticas de elevado módulo e a partir de 2004 a análise viscoelástica de misturas asfálticas convencionais e modificadas.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Integrante / Luciana Rohde - Integrante / Liedi Bariani Bernucci - Integrante / Rodrigo Malysz - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Cristiane Schmitt Viera - Integrante / Lucimari Lotuffo Cruz - Integrante / Viviane e Silva Wickbolt - Integrante / Max Lutkemeyer - Integrante / Klaus Machado Theisen - Integrante / Lélio Antônio Teixeira Brito - Integrante / Diana Azambuja - Integrante / Tiago Moch - Integrante / Rafael Rubin Magro - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 7

 

2000 - Atual

Gerência de Pavimentos.


Descrição: Calibraram-se, entre outros, modelos de previsão de evolução da irregularidade longitudinal em pavimentos flexíveis após a execução de recapes em concreto asfáltico, contidos no software HDM-4, para as condições das rodovias da malha estadual. Desenvolvem-se modelos de previsaõ de desempenho e calibram-se equipamentos para avaliação funcional e estrutural de pavimentos flexíveis. Desenvolvimento de modelos de previsão de desempenho de pavimentos. Aplicações de Geoestatística no levantamento de dados para avaliação de pavimentos e gerêencia em nível de rede.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / Pierre Joubert - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Integrante / Rafael Lerch - Integrante / Maria Luiza Danieleski - Integrante / Fernando Silva Albuquqerque - Integrante / Fernando Silva Albuquerque - Integrante / Daniel Ramos Victorino - Integrante / Eduardo Wutke - Integrante.

Financiador(es): Laboratoire Central Des Ponts Et Chaussees - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 5

 

1999 - 2009

Avaliação da Eficiência de Mantas Geotêxteis no Retardamento de Reflexão de Trincas em Pavimentos Flexíveis.


Descrição: Sobre um pavimento experimental trincado construiu-se uma camada de reforço em concreto asfáltica. Na interface entre as camadas trincada e de recape instalarm-se dois tipos de mantas geotêxteis, deixando-se uma extensão inetrmediária sem geootextil. O pavimento experimental foi solicitado pelo simulador de tráfego DAER/UFRGS de agosto de 1999 a junho de 2001, retomenado-se o ensaio em dezembro de 2002. Ao longo dos períodos de tráfego medem-se deflexões, deformações permanentes e avalia-se visualmente o pavimento. A solicitação prosseguirá até surgirem trincas em todos os setores (com e sem geotêxtil) de modo a que se possa quantificar o efeito benéfico dos geotêxteis como camadas retardadoras de reflexão de trincas.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Integrante / Rodrigo Malysz - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Cristiane Schmitt Viera - Integrante / Luciamri Lotuffo da Cruz - Integrante / Crsitiane Salerno Schmitz - Integrante / Marcelo Fiorin - Integrante.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4

 

1997 - 2003

Análise de Desempenho de Pavimentos Delgados Sob Tráfego Acelerado.


Descrição: Nos anos de 1998 a 2002, analisaram-se os desempenhos de pavimentos delgados (revestimento em tratamento superfiacial, base de brita graduada ou macadame seco dde basalto alterado e sub-base de macadame seco de baslato alterado), solicitados por simulador de tráfego linear. Mediram-se afundamentos nas trilhas de roda, trincamentos e deflexões. Estabeleceram-se modelos de degradação, notadamento de afundamento de trilhas de roda, e compararam-se os desempenhos quanto a deflexões e flechas de bases densas (brita graduada) e abertas (macadame). Obeteve-se uma equivalência estrutural para macadame seco com basalto alterado. A partir de 2002 são feitos levantamentos periódicos de condição de pavimentos delgados construídos com basaltos alterados nos anos 80 e outros construídos a partir de 1998 (adotando a metodologia resultante da pesquisa), permitindo a comparação entre os desempenhoas das pistas experimentais submetidas a tráfego acelerado e os pavimentos submetidos a tráfego real. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Coordenador / WAI YING YUK GEHLING - Integrante / SUYEN NAKAHARA - Integrante / Daniel Brito - Integrante / Rodrigo Malysz - Integrante / Carlo Framarin - Integrante / Cristiane Salerno Schmitz - Integrante / Diogo Medeiros - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Integrante / Rafael Lerch - Integrante.

Financiador(es): Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Estado do Rio Grande do Sul - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 6

 

1995 - 2001

Trajetória de Solos Não Saturados: Estudos Teóricos e Experimentais.


Descrição: Estuda-se o efeito da sucção no comportamento de solos não saturados, enfatizando-se aspectos do comportamento mecânico de interesse à pavimentação. O estudo experimental inclui medidas de sucção in situ e o estabelecimento de relações entre o módulo de resiliência do solo de subleito e nível de sucção, através de ensaios de laboratório e de retroanálise de bacias defletométricas (dissertação de mestrado de Márcia Rodrigues de Rodrugues). Estuda-se igualmente os efeitos das trajetórias de molhagem e secagem no módulo de resiliência dos solos e os efeitos de compactação na estrutura (dissertação de Sirley de Werk). Ainda, inclui-se neste projeto uma tese de doutorado abordando os efeitos da drenagem no comportamento elástico de pavimentos (tese de doutorado de Mirtes Caron Peres Ramires). 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Integrante / WAI YING YUK GEHLING - Coordenador / mirtes caron peres ramires - Integrante / Márcia Rodrigues de Rodrigues - Integrante / Rodrigo Malysz - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Integrante / Sirley Maribel de Werk - Integrante / CArolina Feuerharmel - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

 

1995 - 1997

Avaliação de Novas Técnicas para Especificações de Agregados de Basaltos Alterados para Emprego em Pavimentos de Baixo Custo.

Descrição: Analisaram-se os desempenhos de pavimentos delgados com basaltos alterados para rodovias de baixo volume de tráfego, obtendo-se: 1. um critério para qualificação de rochas vulcânicas alteradas 2. um método de dimensionamento de pavimentos delgados com basdaltos alterados (equação de dimensionamento e disposições construtivas). 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Integrante / WAI YING YUK GEHLING - Integrante / SUYEN NAKAHARA - Integrante / José Augusto de Oliveira - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Rafael Lerch - Integrante.

Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

 

1995 - 1996

Instrumentação e Análise Experimental de Pavimentos com Camadas de Basalto Alterado para Utilização em Estradas Coletoras.

Descrição: Construíram-se doze pistas experimentais com base e/ou sub-base construídas com basaltos alterados. Os pavimentos foram posteriormente trafegados por um simulador de tráfego, dando orígem a uma metodologia para dimensionamento de pavimentos delgados para rodovias de baixo volume de tráfego. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Integrante / WAI YING YUK GEHLING - Integrante / joel silveira - Integrante / José Augusto de Oliveira - Integrante / Carlo Framarin - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Rafael Lerch - Integrante / Suyen Nakhara - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4

 

1990 - 1992

Comportamento de Solos de Arenito do Rio Grande do Sul Visando Estabilização com Cimento.

Descrição: Estudou-se a aptidão de um solo residual de arenito Botucatu para a estabilzação com cimento. Realizaram-se ensaios de resistência à compressão simples e diametral, módulos de resiliÊncia, ISC, compactação, durabilidade, etc. Uma análise paramétrica permitiu concluir que o solo com a adioção de 3% de cimento Portland se torna apto para sub-base, melhorando problemas originais dfe expansão, ISC, módulo de resiliência e erodibilidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

 

1990 - 1992

Estudo de Aproveitamento de Solo Residual de Arenito da Formação Botucatu como Material de Pavimentação.

Descrição: Analisou-se a aptidão para a estabilização com cal de um solo residual de arenito Botucatu, visando seu emprego como material de pavimentação. O solo natural foi caracterizado mecnica e quimicamente, observadno que apresentava deficiências quantoa ISC, expansão, módulo de resiliência e erodibilidade. Um estudo de dosagem permitiu concluir que com 5% de cal o solo se tornava apto para emprego como sub-base de pavimentos.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Washington Peres Núñez - Integrante / Jorge Augusto Pereira Ceratti - Coordenador / Rogério Severo - Integrante / José Atônio Rohlfes Jr - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

Laboratório de Pavimentação Área de Testes e Pesquisas de Pavimentos - Av. Bento Gonçalves, 9500. Prédio 43.816. Bairro Agronomia. CEP 91501-970.
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