A cromatografia de permeação em gel - GPC é uma técnica específica dentro da cromatografia líquida. Sua principal utilização é na determinação das diferentes massas molares e da distribuição do peso molecular de polímeros, e por isso é de grande importância na caracterização de polímeros.

O aparelho utilizado nas medidas de GPC é um aparelho típico para cromatografia líquida, consistindo de uma bomba, um conjunto de colunas e um detector (índice de refração). O aparelho opera a baixa temperatura, ou seja até cerca de 45ºC.

Após a solubilização do polímero em um solvente adequado, este é injetado. No conjunto de colunas ocorre a separação dos pesos moleculares e no detector as respectivas frações são transformadas em sinais que o software interpreta. Com estas informações podemos obter dados sobre o polímero como: Mw, Mn, Mp, Mz e polidispersidade.

Uma grande variedade de polímeros pode ser detectada por este método, porém um pré-requisito é que sejam solúveis em Tetrahidrofurano (THF), solvente utilizado nas colunas.