BIBLIOGRAFIA





Bibliografia:

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. Coleção Primeiros Passos, n 171. São Paulo, editora brasiliense, 2004.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo, Editora Moderna, 1993.
BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola. O que é, como se faz. São Paulo. Edições Loyola, 1998.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre, Artes médicas, 2001.
Ensino Médio: Múltiplas Vozes.
CHARLOT, Bernard. Os Jovens e o saber. Perspectivas mundiais. Porto Alegre, Artmed, 2001.
COULSON, Margaret A .  RIDDEL, David S. Introdução Critica à Sociologia. Zahar.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. Porto Alegre, Editora Moderna, 1987.
DUBET, François. Entrevista. Quando o Sociólogo quer saber o que é ser professor
FREIRE, madalena. Avaliação e planejamento: a prática educativa em educação. Instrumentos pedagógicos II, S.L., 1997
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2003.
GIDDENS, Anthony. Sociologia, uma breve porém crítica introdução. Rio de Janeiro, Zahar editores, 1982.
GOMBI, Rosemary Batista de Oliveira. Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. “A disciplina da sociologia no ensino médio e a sua contribuição para a formação da cidadania. Londrina. Editora UEL, 1999.
HICKMANN, Roseli Inês. O resgate do desejo no trabalho docente. Presença pedagógica, v 8 n 48, 2002.
LIEDKE, Enno. Modernidade. Os desafios à Educação e à Democracia.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo. Cortez, 1999.
MARTINS, Carlos Benedito.. O que é sociologia. Coleção Primeiros Passos, n 57. São Paulo, editora brasiliense, 2006.
MEKSENAS, Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida. São Paulo: Edições Loyola, 1985.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia. São Paulo: Cortez, 1994.
MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. Rio de janeiro, Zahar editores, 1959.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – Transdiciplinaridade.  Educação e Transdisciplinaridade. São Paulo, 2001.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia. O conhecimento humano para jovens do ensino técnico-profissionalizante. Rio de Janeiro: IODS, 2004.
PRADO JR, Caio. O que é filosofia. Coleção Primeiros Passos, n 37. São Paulo, editora brasiliense, 2006.
SANTOS, Boaventura de Suoza. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais.Para uma pedagogia do conflito. Porto Alegre, Sulina, 1996.
SANTOS, José Luiz dos.. O que é cultura. Coleção Primeiros Passos, n 110. São Paulo, editora brasiliense, 2006.
SHOR, Ira, FREIRE, Pulo. Medo e ousadia. O cotidiano do professor. Editora Paz e Terra,
VIRGINIO, Alexandre Silva. Ser professor em tempos de mal estar na modernidade
XAVIER, Marcia Luisa. Planejamento em destaque: Análises menos convencionais. Cadernos de Educação Básica n 5. Rodrigues, Maria Bernadete Castro. Planejamento: Em busca de caminhos. Porto Alegre. Mediação, 2000.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa. Como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.