Você está aqui: Página Inicial Notícias Revista Mare Nostrum

Revista Mare Nostrum

O LEIR-MA USP tem o prazer de anunciar a publicação do número mais recente da Revista Mare Nostrum (v. 10, n. 1, 2019). A presente edição contém um dossiê sobre a temática do vegetarianismo na Antiguidade, bem como artigos de tema livre e resenha. Além disso, o LEIR-MA USP convida todos os colegas à submeterem seus artigos na Mare Nostrum e se registrarem como pareceristas!

SOBRE A REVISTA

A Revista Mare Nostrum - Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo é uma publicação organizada pelo Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Meditarrâneo Antigo da Universidade de São Paulo (LEIR-MA/USP), grupo que congrega classicistas de diversas áreas, cujas pesquisas se enquadram dentro de quase dezoito séculos da Antiguidade, aproximadamente do século XII a.C ao VI d.C (da cerâmica ática aos papiros alexandrinos, de Atenas à Gália, de Homero e Heródoto a Estrabão e Plínio, das termas pompeianas às revoltas judaicas ou às imagens de Alexandre...). Não obstante a diversidade dos temas, metodologias, regiões e períodos estudados nas pesquisas individuais possuem um elemento que une a todos: a indagação e a problematização dos processos de integração e desintegração social da Antiguidade, propondo-se assim um núcleo de reflexão e debates a respeito dos mais diversos aspectos do Mediterrâneo Antigo.

DOSSIÊ – O VEGETARIANISMO NA ANTIGUIDADE
Pedro Ribeiro Martins – O Vegetarianismo na Antiguidade como Campo de Pesquisa Interdisciplinar (1-9).
Alexandra Kovacs – A Historiography of Vegetarianism in Antiquity (10-30)
Alberto Bernabé – Vegetarianismo en la Grecia Antigua (31-53)
Damian Miszczyński – Justice for Animals According to Plutarch (54-76)
Cintia Alfieri Gama-Rolland – Alimentação e Tabus Alimentares no Egito Antigo: Pode-se Tratar de Vegetarianismo? (77-91)

ARTIGOS
Rennan Lemos e Fábio Frizzo – Potes, Pratos e Contatos Culturais: Práticas Alimentares na Núbia durante o Reino Novo (c. 1.550-1.070 a.C.) (93-114)
João Victor Lanna de Freitas – Tacitus es an Plinius? (Plin. Ep. 9.23.3.2): Considerações Acerca da Aristocracia Senatorial do Período Nerva-Trajanino (115-134)
Francisco de Assis Sabadini – A Tradição na Produção de Estatuetas Cicládicas (3.200-2.700 a.C.) (135-155)

RESENHA
Uiran Gebara da Silva – Resenha de James C. Against the Grain. The Deep History of the Earliest States (156-162).

Acesse o link da revista em: https://www.revistas.usp.br/marenostrum/issue/view/11054