Você está aqui: Página Inicial Projetos Selos-cilindros

Selos-cilindros mesopotâmicos

Arte, história e cultural material: um estudo de selos-cilindros mesopotâmicos


O presente projeto tem por objetivo investigar a iconografia e as inscrições cuneiformes dos selos-cilindros pertencentes às diversas tradições mesopotâmicas na região do Oriente Próximo, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, articulando a história da arte, a arqueologia e a história. Propõe-se a discussão do uso da cultura material, enquanto imagem-documento, bem como o aporte teórico da iconologia e de suas contribuições para as pesquisas em História Antiga, além do deciframento e tradução das inscrições constantes destes selos.

O projeto prevê a análise de temas como as figuras antropomorfas e/ou geométricas, os animais (reais e imaginários), a vegetação e a paisagem, a arquitetura, as divindades, os símbolos e os atributos, bem como inúmeras referências a temas literários. Quanto ao recorte temporal e geográfico, incluímos documentos do período de Ur III, passando por Isin/Larsa, paleobabilônico até o neoassírio e neobabilônico, ou seja, um amplo leque cronológico, de finais do III milênio AEC até meados do I milênio AEC. A delimitação espacial engloba a Baixa e a Alta Mesopotâmia.

A proposta é ampla por tratar-se um "projeto guarda-chuva", onde poderão ser abrigados estudos específicos, delimitações temáticas e/ou cronológicas de futuros orientandos de Pós-graduação em História, estudantes em Iniciação Científica da História da Arte, das Artes Visuais e da História.

O estudo tem, ainda, como objetivo, a produção de material didático, visual e escrito, para o ensino e a pesquisa de graduação e pós-graduação destes temas. Visa também a constituição de uma iconoteca e sua disponibilização, bem como a produção de textos, em língua portuguesa, para o estudo desta temática como uma forma de contribuir para preencher uma lacuna editorial neste campo do conhecimento no país.