Artigos

  • Imprimir

 

ARTIGOS

Timbane, S.; Axt, M. Dilemas Éticos como Proposta Metodológica para Abordar Temas Transversais. Conexões Culturais – Revista de Linguagens, Artes e Estudos em Cultura - V. 01, n. 02, 2015, Jaguarão/RS.

Timbane, S.; Axt, M.; Alves, E. O Celular na Escola: Vilão ou Aliado!. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE , 2015, Santiago.

Axt, M.; Rocha, K. M. d.. Estudo Sobre a Constituição de um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática, 2014, Porto Alegre.

COSTA, L. A. ; MARQUES-SILVA, P. ; AXT, Margarete. (Versão Pré-final) Acontecimento-foucault: entre o cronos e o aion de si. In: Tania Mara Galli Fonseca e Esther Maria de M. Arantes. (Org.). (Versão Final Em) Cartas a Foucault. 1ed.Porto Alegre, RS: Sulina, 2014, v. , p. 25-47.

AXT, M.; TITTONI, J.;SILVA, P. M. d. Experimentação fotográficas o tempo como tema-dispositivo na pesquisa com imagens. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática, 2013, Porto Alegre.

AXT, M.; LAZZAROTTO, G. D. R.. Uma singular pragmática do escrever: um diário coletivo. POLIES E PSIQUE, Vol 2, n. 1. 2012, Porto Alegre.

AXT, M.; PRATES, C. C.. Construção conceitual e produção de sentido: uma relação de coexistência no espaço-tempo das aprendizagens. XVII SIEDUCA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2012, Cachoeira do Sul. Jornal O POVO. São Paulo: IN BOOKS Editora Digital Ltda, 2012. v. 1.

AXT, M.; PRATES, C. C.; SELLI, M. S.. Dispositivos metodológicos como proposta para exercício de reflexão sobre a prática da formação de professores. XVII SIEDUCA: Seminário Internacional de Educação, 2012, Cachoeira do Sul. O que o Ensino Precisa Saber sobre a Aprendizagem. São Paulo: IN BOOKS Editora Digital Ltda, 2012. v. 1. p. 1.

AXT, M.; SELLI, M. S.. Docência dialógica na formação de professores. SIEDUCA, 2012, CACHOEIRA DO SUL. O QUE O ENSINO PRECISA SABER SOBRE A APRENDIZAGEM, 2012.

AXT, M.. Realidade Virtual I: O que a percepção tem a ver com isso?.In: FRAGA, Dinorá; AXT, Margarete. (Org.). POLÍTICAS DO VIRTUAL: inscrições em linguagem, cognição e educação. São Leopoldo: Unisinos, 2012, v. , p. 45-60.

AXT, M.. Mímesis e Poiesis: O cognitivo e o imagístico como limiares do virtual. In: FRAGA, Dinorá; AXT, Margarete. (Org.). Políticas do virtual: inscrições em linguagem, cognição e educação. : , 2012, v. , p. 87-114.

BIAZUS, M. C. V.; SILVEIRA, A. L. M. d.; AXT, M.. Panorama das ações educativas nos museus de arte no Brasil. REVISTA CONFLUÊNCIAS CULTURAIS, v. 1, p. 110-122, 2012..

COSTA, L. A.; FONSECA, T. M. G.; AXT, M.. Da Natureza do Artifício e dos Artifícios da Natureza: Simondon entre o natural e o artificial. Informática na Educação (Online), v. 15, p. 45-57, 2012.

AXT, M.; BIAZUS, M. C. V.; SILVEIRA, A. L. M. d.. Relato de uma exposição dialógica em realidade aumentada. CADERNOS DO APLICAÇÃO, Vol. 24, n. 2, p. 325-348. Porto Alegre, 2012.

SELLI, M. S.; REMIÃO, J. A. A.; AXT, M.. A escuta como possibilidade de reflexão/construção. ANAIS DO XVI SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação, Cachoeira do Sul: ULBRA, 2012.

AXT, M.; BIAZUS, M. C. V.; SILVEIRA, A. L. M. d.. Diálogos na Arte: Sistema de Autoria em Realidade . 22º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTIRA NA EDUCAÇÃO, v. I. p. 415-425. Aracaju. 2011

AXT, M.; REITZ, D. S.; LIMA, J. V. d.. Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning. Informática na Educação (Online), v. 14, p. 137-152, 2011. CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE TELEMÁTICA - CITA 2011, 2011, Gramado. Anais do Congresso Ibero-americano de Telemática, 2011.

AXT, M.. Mundo da vida e pesquisa em educação: ressonâncias. LETRAS DE HOJE, v. 46, p. 46-54, 2011.

BOLL, C. I.; AXT, M.. Fenômenos de sentidos éticos e estéticos em suspensão. REVISTA DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, Vol. 1, n., p. 45-52. João Pessoa, 2011.

 

SILVEIRA, P. D.; AXT, M.; LEITE, S. M.. Da formação docente em serviço aos espaços de cria. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 3, p. 237-266, 2011. 

AXT, M.; PRATES, C. C.; ROQUE, B. d. P.. Posições (efêmeras) de autoria e produção de sentido. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LINGUAGEM, INTERAÇÃO E APRENDIZAGENS & VII SEMINÁRIO LINGUAGEM, 2010, Porto Alegre. 

AXT, M.; SILVEIRA, P. D.. A produção das ideias e a criação estética na escola. SEMINÁRIO INTERNACIONAL LINGUAGEM, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM, p. 14-16. Porto Alegre: UNIRITTER. 2010.

DEMOLY, K.; MARASCHIN, C.; AXT, M. Escritura na convergência de mídias:uma nova experiência estética. PSICOLOGIA E SOCIEDADE (Impresso), v. 40, p. 121-130, 2009.

OLIVEIRA, O. L. B. de, MÜLLER, Daniel N., REMIÃO, J. A. A., SILVEIRA, P. D., FERREIRA FILHO, R., MARTINS, M. A. R. e AXT, M.. Civitas: cidades virtuais na educação. In: Andrea S. Charão et all. X Workshop de Software Livre - FISL 2009. Porto Alegre, 2009. pp. 141-146.

VICARI, R.; AXT, M.; JAQUES, P. A.; MOTOLA, R.. Architecture for animation of affectove behaviors . SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Fortaleza, 2008. p. 22-31. 

AXT, M., FERREIRA FILHO, R. C. M., BALLE, E. E., MÜLLER, D. N. Cidades Virtuais: tecnologias para aprendizagem e simulação. IV SEMINÁRIO JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: construindo novas trilhas. Salvador: UNEB, 2008. v.1. pp. 1-10.

AXT, M.. Do pressuposto dialógico na pesquisa: o lugar da multiplicidade na formação (docente) em rede. INFORMÁTIA NA EDUCAÇÃO: Teoria e Prática, 2008,Porto Alegre 

AXT, M.; MARASCHIN, C.; DEMOLY, K. R. d. A.. Tecnologias na Escritura: uma experiência com professoras. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-8, 2008.

MÜLLER, D. N. ; OLIVEIRA, O. L. ; GUIMARÃES, L. N. ; SILVEIRA, P. D.; FERREIRA FILHO, R.; AXT, M..Cidades virtuais como ambiente educacional colaborativo. In: ZAGALO, N. e PRADA, R. ACTAS DA CONFERÊNCIA  ZON | Digital Games 2008. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho. Braga: Zon Multimédia, 2008. pp. 123-132.

MUTTI, R. M. V.; AXT, M. Towards a stated position in pedagogical discourse mediated by virtual learning environmentsINTERFACE (Botucatu),  Botucatu,  v. 4,  Selected Edition  2008.

AXT, M.; KREUTZ, J. R.; MARTINS, M.; SILVEIRA, P. D. Formação docente como invenção do conhecimento.VII SEMINÁRIO REDESTRADO – NUEVAS REGILACIONES EM AMÉRICA LATINA. Buenos Aires, 3-5 julho. 2008.

AXT, M.; MUTTI, R. M. V.. Para uma posição enunciativa no discurso pedagógica mediada por ambientes virtuais de aprendizagem. INTERFACE - Comunicação, Saúde e Educação, v12, n25. Porto Alegre. 2008. P347-361.

AXT, M.; RODRIGUES, M. A.. Coexistir na diferença: de quando a formação em se. MÚLTIPLAS ALFABETIZAÇÕES E ALFABETISMOS, p 133-157. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2008.

CASTILHO, W.; LUCENA, G. J. ; PRADO, H. A. ; FERNEDA, E.; AXT, M.. A Conceptual Model for Guiding the Clustering Analysis. In: GOEBEL, R., SIEKMANN, J., WAHLSTER, W.. (Org.). LECTURE NOTES IN ARTIFICIAL INTELLIGENCE (12th International Conference - Part II). BERLIN: Springer-Verlag, 2008, v. 5178, p. 483-490.

ALVES, E.; NUNES, C.; AXT, M.; THOMAZ, A. R.; ESSER, T. Escrever e reescrever pela web: práticas de escrita utilizando o objeto de aprendizagem CARTOLA. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, p 402-411. São Paulo : Sociedade Brasileira de Computação, 2007.

AXT, M.; VETROMILLE-CASTRO, R.. ’Emergência’ e a aprendizagem de (professores de) línguas em ambientes virtuais de aprendizagem. CONGRESSO DE INFORMÁTICA EM LA EDUCACIÓN: Las tecnologias de la información y las comunicaciones y su contribución a un mundo mejor. Havana: Ministerio de la Informática y las Comunicaciones de Cuba, 2007.

AXT, M.; MARASCHIN, C.; REAL, L. M. C.. Acompanhando aprendizagens amorosas na interface da metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais: um estudo de caso(Following the love learnings in the interface of learning projects methodology and digital technologies: case study). INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática, Vol 10, n. 1. Porto Alegre, 2007.

AXT, M.; MARASCHIN, C.; FRANCISCO, D. J.; RENZ, J. P.; GUDOLLE, J. d. O.; MACHADO, G. J. C.. Infoinclusão de portadores de sofrimento psíquico. CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO: Interação entre as ciências : desafio para a tecnologia da informação, p 388-395. Rio de Janeiro: SBC, 2007

COSTA, J. S.; MEHLECKE, Q. T. C. ; AXT, M. ; TAROUCO, L. M. R. Oral traces in written L1 and L2 interactions: Affective gifts of informal language styles in virtual learning communitiesSIMPOSIO INTERNACIONAL DE COMUNICACIÓN SOCIAL ACTAS - II. Santiago de Cuba : Centro de Lingüística Aplicada, 2007.

FRANCISCO, D. J. ; AXT, M. ; MARASCHIN, C. Informática e saúde mental: caminhos de uma oficina. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. I, 2007. 

ALVES, E.; THOMAZ, A.; NUNES, C.; AXT, M. Cartola: objeto de aprendizagem voltado à escrita escolar na indissociabilidade entre produção de sentidos e construção do conhecimento.  Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n° 1, 2006. 

AXT, M.; SILVEIRA, P. D.; THOMAZ, A. R.; LABIDI, S.; FILHO, O. C. B.. Sistema Inteligente de Desafios Abertos - IOCS: Uma proposta de adaptação dos padrões do Método Clínico Piagetiano em Plataforma Multiagentes. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. I, 2006.

AXT, M.; ELIAS, C. R.; COSTA, J. S.; SOL, E. L.; SILVEIRA, P. D. Interação dialógica: uma proposta teórico-metodológica em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. I, 2006.

AXT, M. Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Interação Dialógica: do corpo, do rosto e do olhar. Filosofia Unisinos, v. 7, p. 256-268, 2006

BASTOS FILHO, O.; SILVEIRA, P. D.; AXT, M. Desenvolvimento de sistema de desafios abertos inteligentes IOCS - apresentação de um modelo inicial de Padrão Construtivista de Mediação. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 4, p. I, 2006.

BASTOS FILHO, O.; AXT, M.; LABIDI, S.; MACHADO, C. Intelligent Open Challenges System: A possibility of adaptation of Piaget Clinical Method in Multi-agents Systems. IADIS Virtual Multi Conference on Computer Science and Information Systems. Lisboa, 2006.

MEHLECKE, Q.; TAROUCO, L.; AXT, M.; PEREIRA, A.; SANDER, J. Estratégia de interação on-line: um estudo no contexto de falantes da língua portuguesa de Portugal. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 4, nº 1, 2006.

AXT, M.; SILVEIRA, P. D.; LABIDI, S.; FILHOI, O. C. B.; COSTAL, J. S.; MACHADO, C. T.. Sistema Multiagente Aplicado a Desafios Lógicos Abertos: Uma Possibilidade de Interação Através do Incremento Lúdico. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2005, Porto Alegre.

AXT, M.; MUTTI, R. M. V.. Para uma posição enunciativa no discurso pedagógica da educação a distância. COLLOQUE TECHNOLOGIES DU LANGAGE: vers les sociétés du savoir [Anais]. Paris : UNESCO, 2005.

BIANCAMANO, M. R.; GUADAGNIN, L. A.; KLERING, L. R. L’éducation à distance pour des gestionnaires publics: Potentialités et défis dans le développement de ressources Humaines dans l'administration publique. 16e CONFÉRENCE DE l’AGRH – Paris-Dauphine – 15 et 16 septembre 2005.

FOOHS, M. M.; TAROUCO, L. M. R.; AXT, M. Representação gráfica do tempo: construção de uma estrutura semântica para o present perfect através de tecnologias interativas para a internet. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. I, 2005.

FOOHS, M. M.; TAROUCO, L. M. R.; AXT, M. Aquisição de vocabulário: o efeito de glossários eletrônicos. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. I, 2005.

MARASCHIN, C.; AXT, M. Acoplamento tecnológico e cognição. In: VIGNERON, J.; OLIVEIRA, V. B. de. (org). SALA DE AULA E TECNOLOGIAS. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, pp. 39-51, 2005.

MEHLECKE, Q. T. C.; COSTA, J. S.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. Produção de sentido e autoria em curso de qualificação de professores na construção de projetos interdisciplinares de aprendizagem mediados pelo computador. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. I, 2005.

FRANCISCO, D. J.; MACHADO, J. C.; AXT, M. Ambientes virtuais de aprendizagem: Diálogos e processos de subjetivação. REUNIÃO ANUAL DA ANPED SOCIEDADE, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: qual universidade?. Rio de Janeiro: Caxambú: ANPED, 2004

AXT, M. ; MARTINS, A. da Rosa. EccoLogos: autoria coletiva de documentos. I11ºCONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED), 2004, Salvador. Anais do 11º Internacional de Educação a Distância (ABED). São Paulo: ABED, 2004. v. 11. p. 1-10.

AXT, M. Civitas a cidade viva ou de um espaço para o acontecimento-invenção na escola. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v29, n2. Porto Alegre. 2004. p219-235.

BIANCAMANO, M. R.; KLERING, L. R.; GUADAGNIN, L. A.; SMITH, B. P. Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios. In: 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ABED, 2004, Salvador.

ELIAS, C. R.; AXT, M. Quando aprender é perder tempo. Quando Aprender é Perder Tempo... Compondo Relações entre Linguaguem, Aprendizagem e Sentido. In: Psicologia & Socidade, Vol. 16, n° 3, set/dez, São Paulo: ABRAPSO, p. 17-28, 2004.

LONGHI, M. T.; NEDEL, L. P.; VICARI, R. M.; AXT, M. Especificação e interpretação de gestos faciais em um agente inteligente e comunicativo.  In: SBC SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY, São Paulo, 2004.

AXT, M. O pesquisador frente à avaliação na pós graduação: em pauta novos modos de subjetivação. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2003, Recife.

AXT, M.. Educação (a distância): apontamentos para pensar modos de habitar a sala de aula. INTERFACE – COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, v. 7, n. 12, p. 143-145. São Paulo, 2003.

AXT, M.; MARASCHIN, C.; Fonseca, T. M. G.; Mutti, R. M. V.; Silva, D. F. d.; Leite, D. B. C.; Ern, E.. Tecnologias digitais na educação: tendências. Especial, 2003, Curitiba.

AXT, M.; TAROUCO, L. M. R.; SHUCH, E. M. M.. Linhas de fuga no processo artístico com a tecnologia digital. RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico], Vol. 1, n. 1, p. 12. Porto Alegre, 2003

AXT, M.; ELIAS, C. R. Autoria coletiva ambientes virtuais e formação. In: MARASCHIN, C.; LUCCA FREITAS, L. B. de.; CARVALHO, D. C. de. (Org.). PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO; multiversos sentidos, olhares e experiências. 1 ed. Porto Alegre: UFRGS, v. 1, p. 259-277, 2003. 

AXT, M. Civitas a cidade viva ou do espaço de invenção do educador na escola. In: GUARESCHI, N. (Org.). ESTRATÉGIAS DE INVENÇÃO DO PRESENTE: a Psicologia Social no contemporâneo. 1ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. único, p. 67-82, 2003. 

AXT, M. Redes virtuais para cooperação em pesquisa: características e condições de possibilidade. EDUCAÇÃO UNISINOS, São Leopoldo, v. 7, n. 13, p. 65-78, 2003. 

AXT, M.; KREUTZ, J. R. Sala de aula em rede: de quando a Autoria se (Des)dobra em Inter(ven)ção.  In: FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. . CARTOGRAFIAS E DEVERES: A Construção do Presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

AXT, M.; ELIAS, C. R.; PAIVA, D.P.; MARTINEZ, D. F.; LOPES, E. C.; POLONIA, E.; ALVES, E.; HARTMANN, F.; LAZZAROTTO, G. R.; MATTE, M.; LEITE, S. M. Produção coletiva em rede: é possível avaliar? CINTED-UFRGS. RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. V. 1 Nº 1, Fevereiro, 2003.

BASTOS FILHO, O. de C.; AXT, M.; FONSECA, L. C. C.; LABIDI, S.; GUIMARÃES, L. N.; THOMAZ, A. R.; NASCIMENTO, E. Jogos inteligentes como sistemas abertos: singularizando as possibilidades de interação com desafios lógicos: IOCS. CINTED-UFRGS. RENOTE: Novas Tecnologias da Educação. V. 2 Nº 2, Novembro, 2003.

BIANCAMANO, M. R.; GUADAGNIN, L. A.; KLERING, L. R. Da introdução da EAD na escola de administração da UFRGS à implementação da EATW: a trajetória de uma TV universitária na web, um canal aberto e interativo, a serviço da comunidade global. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 93-113, 2003.

BIANCAMANO, M. R.; GUADAGNIN, L. A.; RODRIGUES, S. C. Planejando estrategicamente a Educação e a Aprendizagem a Distância. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. II, p. 88-97, 2003.

MEHLECKE, Q. T. C.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. For-chat: uma comunidade virtual construindo sentido, autoria e conceitos em um ambiente cooperativamente interativo. RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico], Vol. 1, n. 1, p. 11. Porto Alegre, 2003.

AXT, M.; ELIAS, C. R.; MARTINEZ, D. F.; ALVES, E.; H F.; LAZAROTTO, G.; LEITE, S. M. Rede de Desassossegos: problematizações acerca de uma experiência pedagógica no ensino superior na interseção com ambientes virtuais. SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Região Sul. Na contracorrente da universidade operacional : [anais] [recurso eletrônico] Florianópolis : UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2002.

AXT, M. A escola frente às tecnologias. Caderno Temático SMED: Multimeios e Informática Educativa, Porto Alegre, p. 35-38, 2002. 

AXT, M.; BARCELLOS, S. A. C.; LEITE, S. M.; HARTMANN, F.; ALVES, E.; PAIVA, D. P.; ELIAS, C. R.. Era uma vez... co-autoria em narrativas coletivas . XII SiIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: Educação a Distância mediada por Computador, 2001, Vitória.

AXT, M.; SCHUCH, E. Ambientes de Realidade Virtual e Educação: que Real é este? INTERFACE - Comunicação,Saúde, Educação, Fundação UNI - Botucatu /UNESP, v. 5, n. 9, p. 11-30, 2001.

AXT, M. Tecnologias Cognição Conhecimento: um debate em aberto e interdisciplinar. REVISTA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - Teoria & Prática, UFRGS, Porto Alegre / RS, v. 3, n. 1, p. 7-9, 2000. 

AXT, M.. A pesquisa em rede como espaço de autoria - condições de possibilidade, intervenção e avaliação. MESA REDONDA nº 45 – EIXO TEMÁTICO 3 – GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS, 2000, Porto Alegre.

AXT, M.; MARASCHIN, C.; COIMBRA, C. M. B.; SIQUEIRA, M. J. T.; ARANTES, E. M. d. M.; NASCIMENTO, M. L. d.; LOBO, L.; EIZIRIK, M. F.; ZANELLA, A. V.. Subjetividade, conhecimento e práticas sociais. ANPEPP GT 25 - VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2000, Serra Negra.

AXT, M. Tecnologia na Educação, Tecnologia para a Educação: um texto em construção. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Anais, p. 21-34. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000.

LEANDRO, M. V. A.; AXT, M. Tudo o que é Dito, é Dito por Alguém: noção de cidade como espaço cognitivo. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOI: teoria & prática, UFRGS, Porto Alegre / RS, v. 3, n. 1, p. 85-100, 2000.

AXT, M.; MARASCHIN, C. Narrativas Avaliativas como Categorias Autopoéticas do Conhecimento. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS, Florianópolis / SC, p. 21-42, 1999. 
AXT, M. 
Estudos Cognitivos. Estudos Cognitivos: Mapeando Tendências. In: SILVA, D. F. da.; VIEIRA, R. (orgs.).CIÊNCIAS COGNITIVAS EM SEMIÓTICA E COMUNICAÇÃO, p. 67-92. São Leopoldo : Ed. UNISINOS, 1999

CATTANI, A.; AXT, M. . Horizontes Possíveis para a Informática na Formação Profissional: informática na formação de trabalhadores. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: Teoria & Prática, UFRGS, Porto Alegre / RS, v. 1, n. 2, p. 89-97, 1999.

FERREIRA, J.; AXT, M. Conhecimento, tecnologia e sociedade. Conhecimento, Tecnologia e Sociedade: em busca de referências interpretativas da ação. INTERFACE: Comunicação, Saúde e Educação, Fundação UNI, Botucatu / SP, v. 3, n. 5, p. 95-110, 1999.

LEANDRO, M. V. A. ; AXT, M. A Construção dos Possíveis em Arquitetura.  INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - Teoria & Prática, UFRGS, Porto Alegre / RS, v. 2, n. 2, p. 39-46, 1999. 

AXT, M.; MARASCHIN, C.. O enigma da tecnologia na formação docente. IV CONGRESSO RIBIE, 1998, Brasília

AXT, M. Linguagem e telemática. Linguagem e Telemática: tecnologias para inventar - construir conhecimento. REVISTA EDUCAÇÃO SUBJETIVIDADE E PODER, UNIJUÍ - Ijuí / RS, v. 5, n. 5, p. 20-30,1998. 

BIAZUS, M. C. V.; AXT, M. Avaliando uma Proposta de Trabalho Modular no Ciberespaço: análise e possibilidades. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO; TEORIA E PRÁTICA, PORTO ALEGRE/ RS, v. 1, n. 1, p. 75-82, 1998.

MARASCHIN, C.; AXT, M. Conhecimento. In: STREY, M. N. et alli. . Psicologia Social Contemporânea: livro-texto. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 133-145, 1998.

AXT, M.; MARASCHIN, C. Prática Pedagógica Pensada na Indissociabilidade Conhecimento-Subjetividade. EDUCAÇÃO E REALIDADE, Porto Alegre; FACED-UFRGS, v. 22, n. 1, p. 57-80, 1997.

AXT, M.; FAGUNDES, L. EAD via Internet buscando indicadores. Educação à distância via Internet: buscando indicadores de qualidade para a avaliação. In: MORAES, V. R. (org.) MELHORIA DO ENSINO E CAPACITAÇÃO DOCENTE. Porto Alegre : Editora da Universidade/UFRGS, 1996. 

AXT, M. Estruturação de histórias no computador. Estruturação de Histórias no Computador e Desenvolvimento Cognitivo. In: OLIVEIRA, V. B. de. (Org). INFORMÁTICA EM PCISOPEDAGOGIA- (pp.35-54). 1 ed. SÃO PAULO / SP: SENAC-SP, v. 1, p. 35-53, 1996.

AXT, M. Memória e período de aquisição. Memória e período de aquisição: indo além da questão metodológica. REVISTA DA ANPOLL, n. 2, p. 237, p. 133-171,1996. 

AXT, M. Relativas Extraídas de LD - evidências a partir de dados sobre aquisição. ETRAS DE HOJE, Porto Alegre; EDIPUCRS, v. 30, n. 4, p. 205-230, 1995.  (BSCSH)

AXT, M. Construindo Microgramáticas. CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, Campinas; UNICAMP, n. 26, p. 123-134, 1994.

AXT, M. Estratégias de Processamento das Orações Relativas por Crianças entre 6 e 13 anos de Idade. LETRAS DE HOJE, EDIPUCRS, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 137-143, 1993

AXT, M. Condutas Cognitivas e Estratégias de Processamento de Orações Relativas por Crianças entre 6 e 13 anos de Idade. PSICOLOGIA REFLEXÃO E CRÍTICA, Porto Alegre, UFRGS, v. 5, n. 1, p. 43-54, 1992.

FAGUNDES, L. C. ; AXT, M. Comunicação via rede telemática. Comunicação Via Rede Telemática: a construção de um saber partilhado com vistas a mudanças na prática educativa. LETRAS DE HOJE, EDIPUCRS, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 155-159, 1992

AXT, M. História Mensageira... Computador Mediador... Uma análise semiolingüística do discurso infantil na narrativa. LETRAS DE HOJEPorto Alegre, v. 26, n. 2, junho, p. 115-128, 1991.

AXT, M. Um Projeto em Linguagem Logo para Elicitar a Produção de Estruturas Relativas em Português. LETRAS DE HOJE. Porto Alegre, v. 25, n. 4, p. 85-102, 1990.

AXT, M. Pensamento e Linguagem na Interação com Microcomputador; as Verbalizações Infantis como Instrumento de Diagnóstico de Dificuldades de Aprendizagem. ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA. Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 3-23, 1988.