Jaron Lanier, criador do termo “realidade virtual” e consultor em gestão do conhecimento, critica o “novo coletivismo online” em um artigo para a revista eletrônica Edge.

Em resumo, Lanier acha que a tentativa de tornar o coletivo juiz da qualidade pode acabar por tornar a Web um repositório de idéias medíocres. Em vez de ressaltar a originalidade e oferecer contexto, os sistemas de agregação tendem a marginalizar o conteúdo dotado de personalidade e a igualar coisas de importância diferente. Suas principais críticas são à Wikipedia e a sistemas como Digg e PopURL, em que não há indivíduos responsáveis por filtrar o conteúdo. Isto é delegado à “inteligência coletiva”.

History has shown us again and again that a hive mind is a cruel idiot when it runs on autopilot. Nasty hive mind outbursts have been flavored Maoist, Fascist, and religious, and these are only a small sampling. I don’t see why there couldn’t be future social disasters that appear suddenly under the cover of technological utopianism.

Paranóico ou visionário? Dêem sua opinião nos comentários.