O Google estreou um novo recurso de busca que analisa o áudio de vídeos postados no YouTube.
Apelidado de Gaudi, o Google Audio Indexing usa uma tecnologia que analisa as palavras ditas ao longo de um vídeo e as registra numa base de dados.

Assim, quando o usuário faz uma busca por um termo ou uma expressão, pode encontrar os vídeos em que estes termos são ditos e em que momento da gravação são proferidos.

Se o usuário deseja encontrar, por exemplo, uma declaração mais forte ao longo de um vídeo de muitos minutos, pode encontrar exatamente o momento em que tal declaração é dita, fazendo uma busca pela expressão.

Atualmente, o Gaudi só lê vídeos postados no canal de política do Google e no idioma inglês. Com o tempo, o Google pretende ampliar o uso da tecnologia em sua modesta missão de organizar a informação de toda a internet.

Uma busca pela palavra “Brazil” no Gaudi, por exemplo, exibe 10 resultados. Nos vídeos, políticos como o democrata Barack Obama e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani fazem referências ao Brasil.

Na maior parte das ocorrências, o Brasil é citado como um parceiro estratégico na área da energia, em função da produção local de etanol e da descoberta de novas reservas de petróleo.

Fonte: Felipe Zmoginski, do Plantão INFO – São Paulo