O Observatório colocou no ar uma matéria sobre blogs e política. Carlos Castilho faz uma análise sobre as “migrações” dos leitores, bem como dos blogueiros, para uma posição ideológica ou outra, ao sabor da maré política. Faz uma análise dos comentários políticos nos EUA e no Brasil. Só achei meio perigosa a conclusão:



A comparação do comportamento dos blogueiros nos Estados Unidos e no Brasil mostra que a preferência dos internautas está muito vinculada à conjuntura política do país.



Além de muito generalista e sem dados que comprovem a análise, acho difícil dizer que a quantidade de pessoas entrando em um blog tenha, necessariamente, a ver com a atual conjuntura americana ou brasileira. É muito mais provável que as causas sejam outras, como o aumento da quantidade de internautas (causa bastante provável, dado o crescimento vertiginoso da Internet no País), o aumento de links para os determinados blogs, uma maior visibilidade dos blogs em questão em meios de comunicação ou, ainda, um aumento do número de blogueiros brasileiros. Não significa necessariamente que as pessoas por aqui estejam simplesmente mudando de opinião política a cada hora.