O Grupo de Pesquisa em Interação Mediada por Computador dedica-se à inverstigação científica e ao debate sobre os processos comunicacionais em redes digitais. Com foco no estudo dos processos interativos, busca-se também testar e desenvolver novos produtos e tecnologias informáticas. Através do confronto da teoria com os experimentos, pretende-se promover reflexões sobre o desenvolvimento da socialidade no ciberespaço.

O Laboratório

O Laboratório de Interação Mediada por Computador (Limc) dedica-se à pesquisa e ao debate sobre a comunicação em redes informáticas. Com foco no estudo dos processos interativos, busca-se também testar e desenvolver novos produtos e tecnologias digitais. Através do confronto da teoria com os experimentos, pretende-se promover reflexões sobre o desenvolvimento da socialidade no ciberespaço.

O laboratório reúne professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS , bem como outros participantes de pesquisas interdisciplinares e inter-institucionais.

Linha 1 – INFORMAÇÃO, REDES SOCIAIS E TECNOLOGIAS

Ementa: Estudos de cunho teórico, metodológico e aplicado à compreensão de fenômenos sociais mediados pelas tecnologias, a partir dos seguintes enfoques: produção e uso da informação científica e tecnológica; comunicação científica; cibercultura; interações em redes sociais; produtos e artefatos digitais.