Alex Primo

Alex Primo

Coordenador

Alex Primo é publicitário e jornalista, mestre em Jornalismo pela Ball State University e doutor em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisador com bolsa produtividade do CNPq. É fundador e coordenador do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC). Autor do livro Interação Mediada por Computador: comunicação, cibercultura, cognição. Website: http://alexprimo.com; email: alex.primo@gmail.com

Vanessa Valiati

Vanessa Valiati

Vice-coordenadora

Jornalista e especialista em Economia da Cultura pela UFRGS, mestra em Comunicação Social pela PUCRS e doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Como pesquisadora do LIMC defendeu em 2018 a tese: “Você ainda está assistindo?”: o consumo audiovisual sob demanda em plataformas digitais e a articulação das práticas relacionadas à Netflix na rotina dos usuários”. Atua como docente no curso de Jornalismo na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS), onde também coordena o curso de pós-graduação lato sensu em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais.
E-mail: vanessa.valiati@gmail.com.

Maria Clara Monteiro

Maria Clara Monteiro

Pesquisadora-doutoranda

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFC), especialista em Teorias da Comunicação e Imagem (UFC) e mestre em Comunicação (UFC). Doutoranda do PPGCOM-UFRGS com bolsa Capes e vinculada ao LIMC. Participou do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Internet (GRIM), registrado no CNPq, da UFC, nas pesquisas “Publicidade em tempos de convergência”, em parceria com o Ministério da Justiça, e “TIC Kids Online Brasil Portugal” pesquisa internacional com a cooperação entre UFC e Universidade Nova de Lisboa. Participou do projeto de estruturação e implementação da “Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica”, na Universidade Estadual do Ceará, trabalhando estratégias publicitárias ligadas à inovação tecnológica para apoiar as 17 instituições que fizeram parte da rede. Tem experiência docente na área de Publicidade e Propaganda e pesquisa os seguintes temas: publicidade; infância; YouTube; ética; memória; comunicação; consumo.

Ludimila Matos

Ludimila Matos

Pesquisadora-doutoranda

Jornalista pela UFMA, mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio, pesquisadora doutoranda do PPGCOM-UFRGS e bolsista CAPES vinculada ao LIMC. Foi sócia e diretora de estratégia de conteúdo da Catirina Conteúdo e professora da Universidade Ceuma. Possui experiência em assessoria de comunicação e marketing de conteúdo, atuando ainda nas áreas de produção e direção de produtos audiovisuais, estética de cinema e fotografia, redação e roteiro. É idealizadora do Aventuras Gastronômicas (aventurasgastronomicas.com), plataforma de conteúdo (Site, YouTube, Instagram, Facebook, Twitter) especializado em gastronomia que criou em 2011 onde segue atuando como criadora de conteúdo para o ambiente digital. Atualmente desenvolve pesquisas acadêmicas sobre internet, Youtube, redes sociais e criação de conteúdo para o ambiente digital e também no campo da história, antropologia e sociologia da alimentação, comida digital e comunicação da alimentação. 

Ricardo Fernandes

Ricardo Fernandes

Pesquisador-doutorando

Ricardo Fernandes é bacharel em Comunicação Social na habilitação Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é doutorando em Comunicação & Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bolsista Capes vinculado ao Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC), dedicando-se em estudar o amor romântico em tempos de plataformas digitais de comunicação. O ensino, a pesquisa e a extensão tem ênfase em temas ligados à produção para rádio, TV e mídias digitais, Consumo e Recepção, Convergência midiática, Estratégias Transmídias, e TV social. No mercado profissional, atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação, produtor e locutor em programas de rádio e TV, Analista de Comunicação empresarial, Assessor de Comunicação & Imprensa política, e Consultoria em Marketing.

Marjulie Martini

Marjulie Martini

Pesquisadora-mestranda

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa Informação,Redes Sociais e Tecnologias. É pesquisadora do Laboratório de Interação Mediada por Computador (Limc). Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela Unisinos (2015) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atuou como repórter, apresentadora e âncora nas Rádios Caxias, São Francisco Sat, Bandeirantes, BandNews FM e Guaíba, nas editorias de Geral, Política, Segurança Pública e DireitosHumanos. Hoje é assessora de imprensa do Ministério Público gaúcho nas áreas Criminal e Defesa do Patrimônio Público. Vencedora da 33ª edição do Prêmio VladimirHerzog de Direitos Humanos na categoria Rádio.

Josi Kieling

Josi Kieling

Pesquisadora-mestranda

Mestranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela mesma universidade (2016). Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Interna, Publicidade, Endomarketing e Mídias Sociais. No âmbito da pesquisa acadêmica, estudou temas como História da Comunicação e da Publicidade e Propaganda, Gênero e Sexualidade na Comunicação, Propaganda Política e Democracia. Atualmente seu enfoque de estudo está em questões relacionadas à Comunicação em redes digitais, identidade e socialidade a partir das interações online.

Tonia Keiserman Lempke

Tonia Keiserman Lempke

Pesquisadora-mestranda

Tonia é graduada em Comunicação Social pela UFRGS e possui Especialização em Gestão de Negócios e Pessoas pela ESPM/RS. Atualmente é mestranda em Comunicação e Informação pela UFRGS, dedicando seu interesse de pesquisa na área de redes sociais corporativas. Já atuou em assessoria de  imprensa, comunicação corporativa, treinamento e desenvolvimento e marketing. Nos últimos 10 anos, atua com intensa dedicação às áreas de comunicação interna e endomarketing, passando pela gestão destas áreas em grandes empresas gaúchas.