O Laboratório de Interação Mediada por Computador (Limc) dedica-se à pesquisa e ao debate sobre a comunicação em redes informáticas. Com foco no estudo dos processos interativos, busca-se também testar e desenvolver novos produtos e tecnologias digitais. Através do confronto da teoria com os experimentos, pretende-se promover reflexões sobre o desenvolvimento da socialidade no ciberespaço.

O laboratório reúne professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS , bem como outros participantes de pesquisas interdisciplinares e inter-institucionais.

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
Alex Primo
(coordenador)

Publicitário e jornalista, mestre em Jornalismo pela Ball State University e doutor em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisador com bolsa produtividade do CNPq. É fundador e coordenador do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC). Autor do livro “Interação Mediada por Computador: comunicação, cibercultura, cognição”.

 
 
Camila Cornutti Barbosa
(doutoranda)

Publicitária, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutoranda em Comunicação e Informação na UFRGS. Como pesquisadora do LIMC e bolsista Capes estuda temas com ênfase na cibercultura, celebridades e humor. Além de atuação docente, tem experiência na área de Comunicação, tendo trabalhado como diretora de arte e editora de livros. Está no terceiro ano do doutorado e em 2014 defenderá a tese “Celebridades, Humor e Web: uma análise das apropriações no blog ‘Te Dou Um Dado?’”.

 
 
Gabriela Zago
(doutoranda)

Jornalista, advogada, mestre e doutoranda em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Defendeu em 2011, como pesquisadora do LIMC e bolsista Capes, a dissertação "Recirculação Jornalística no Twitter: filtro e comentário de notícias por interagentes como uma forma de potencialização da circulação". Atualmente desenvolve sua tese junto ao LIMC e atua como professora assistente no curso de Design Digital da Universidade Federal de Pelotas.

 
 
Gilberto Consoni
(doutorando)

Jornalista e Especialista em Ciências da Comunicação pela UCPel, Mestre e Doutorando em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Como pesquisador do LIMC e bolsista da Capes, defendeu em 2010 a dissertação “Conversações online nos comentários de blogs: interações dialógicas nos blogs Melhores do Mundo, Interney e Pensar Enlouquece”. Atua como Professor Assistente no curso de Design Digital na Universidade Federal de Pelotas. Foi Professor Assistente na ESPM-Sul e Professor Substituto na Fabico/UFRGS.

 
 
Willian Araújo
(doutorando)

Doutorando em Comunicação e Informação pela PPGCOM/UFRGS, mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale e jornalista graduado na Universidade Federal de Santa Maria. Durante o mestrado pesquisou as construções discursivas no ciberativismo através da organização WikiLeaks. Profissionalmente, atuou em rádio, passando pela Rádio Bandeirantes AM e Bandnews FM, e, posteriormente, passou ao mercado de comunicação digital atuando em empresas como Terra e RBS.

 
 
Irina Coelho
(mestranda)

jornalista, graduada pela Universidade Federal do Piauí e mestranda em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Defenderá em 2014, como pesquisadora do LIMC e bolsista da Capes, a dissertação “Perfis falsos e celebridades: Uma análise a respeito das interações e sociabilidades no Twitter”.

 
 
Thais Sardá
(mestranda)

Jornalista e mestranda em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Pós-graduada em Ciências Penais (PUCRS/2010) e com MBA em Gestão de Pessoas (FGV/2012), atuou como repórter, editora e chefe de reportagem no Grupo RBS (jornal Zero Hora e site zerohora.com), entre 2004 e 2012. Atualmente é editora na Cartola - Agência de Conteúdo, onde colabora com veículos como Terra, Superinteressante (Editora Abril) e Jornal do Comércio e gerencia projetos em redes sociais.

 
 
Leandro Dettenborn
(bolsista iniciação científica)

Graduando em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Já atuou como assistente de arte na Upsurge Comunicação e assessor de comunicação no CRF-RS. Atualmente é bolsista de iniciação ciêntífica no Limc.