Este site serve de complemento digital ao livro "Interação Mediada por Computador: comunicação, cibercultura, cognição". Aqui você encontrará todas as informações sobre a obra e seu autor, além de poder acessar e fazer downloads de produtos hipermídia que estendem a reflexão sobre o tema para além das páginas impressas do livro.

O livro

O que é "interatividade"? Esta foi a pergunta que inicialmente motivou este livro. Muito além de uma aparente simplicidade, tal problema exige uma reflexão cautelosa, que coloque em revista até mesmo o que se pensa e se sabe sobre os processos de comunicação. A utilização dos conceitos e teorias da comunicação de massa pouco servem para esse debate. Não se quer, claro, menosprezar décadas de estudos rigorosos sobre os processos midiáticos. Mas se a interconexão na Internet permite ultrapassar diversas barreiras até então impostas pelos meios massivos, como estudar a interação mediada por computador com auxílio apenas das tradicionais senhas explicativas?

(da Introdução)


"Embora o uso do termo seja onipresente, existe uma carência de estudos dispostos a percorrer os meandros do conceito de interação e das implicações nele contidas, ultrapassando as barreiras opacas do senso-comum. Nesse contexto brumoso, não poderia haver livro mais bem-vindo do que este que Alex Primo nos apresenta para iluminar com sua lucidez os caminhos das nossas reflexões e práticas em um universo que se multiplica a perder de vista".
Lucia Santaella
Professora Titular da PUC-SP. Pesquisadora 1A do CNPq


"O livro oferece ao leitor um leque completo de problemas ao tratar de temas como interatividade, interface, interação, processos interpessoais de comunicação, inteligência artificial e modelos mentais, teoria dos sistemas, processos de aprendizagem... O cardápio é amplo e tratado com maestria e clareza. O autor alinhava com rigor os temas, revisando a literatura e contribuindo com um pensamento próprio. Alex Primo oferece aos estudiosos do jovem campo da cibercultura no Brasil (que cruza questões pertencentes a áreas com a filosofia, a sociologia, a comunicação, a antropologia, as ciências cognitivas…) uma obra que, em um campo onde tudo passa tão rápido, ficará como referência".

André Lemos,
Professor Associado da Facom/UFBa, Pesquisador 1 do CNPq.