Linha do Tempo

Muitos são os eventos que marcaram o desenvolvimento dos ambientes digitais para a interação mediada. Encontre abaixo uma pequena linha do tempo destes avanços tecnológicos.

1945 - Vanevar Bush escreve o ensaio "As we may think", no qual descreve um mecanismo chamado "memex" que pretendia potencializar a memória humana através da armazenagem de documentos linkados por associações. (leia mais sobre o memex)

1958 - É criada a ARPA que se consagra pelo posterior desenvolvimento da Arpanet, "a primeira Internet", baseada na idéia de pacotes para a transmissão de informações. (leia mais sobre a história da ARPA)
 
1962 - É atribuida a J.C.R. Licklider a primeira descrição das interações sociais que poderiam ser possibilitadas através da conexão mundial dos computadores, sendo caracterizada pelo autor como "Rede Galática".
 
1967 - Ted Nelson concebe o Xanadu, projeto que buscava preservar e potencializar a literaturas e as artes humanas. Tal sistema consistiria de uma rede que permitiria a armazenagem de arquivos através de conexões. Tal projeto nunca foi implementado totalmente, mas de diversas maneiras é similar à World Wide Web de Tim Berners-Lee. (leia mais sobre o projeto Xanadu)
 
1971 - Ray Tomlinson desenvolve o primeiro sistema de trocas e-mails da Arpanet. No mesmo período, já iniciaram as primeiras listas de e-mail (mailing lists). No ano seguinte, é realizada a primeira demonstração pública da Arpanet, na International Computer Communication Conference (ICCC)

 
1974 - Vint Cerf (conhecido por muitos como o "pai da Internet" afinal foi ele quem empregou pela primeira esse termo) criou o protocolo TCP (Transmission Control Protocol) que permitiu a conexão entre as várias redes de computadores existentes no mundo.
1978 - Roy Trubshaw e Richard Bartle desenvolvem o primeiro MUD ( Multi-User Dungeon) , um jogo de aventura com múltiplos usuários em interação.
 

1981 - Neste ano á lançado pela Sony o primeiro disquete 3 ½".

 
1984 - Em janeiro de 1984 a Apple lança o Macintosh. No mesmo ano é desenvolvido o drive de CD-ROM. No ano seguinte, a Microsoft lança no mercado a primeira versão do Windows

1990 - Surge o primeiro browser, chamado World Wide Web, sendo mais tarde renomeado Nexus

 
1993 - Inicia-se a utilização do e-mail em escala global com o início da conexão dos sistemas de e-mail à Internet pela América Online e a Delphi.

 

 

1956 - A IBM desenvolve o primeiro disco para armazenamento de informações em computadores, com capacidade de 5Mb

 

1959 - Às 22:30h do dia 29 de Outubro é realizada a primeira conexão da Arpanet.
 
1963 - É cunhada a palavra "hipertexto" por Ted Nelson, sendo publicada pela primeira vez em Janeiro de 1965. No mesmo ano, Douglas Engelbart inventa o mouse para computador, chegando a tal mecanismo após experimentos que buscavam encontrar melhores formas para apontar-e-clicar em uma tela de computador.
 
1968 - Em 9 de dezembro de 1968, Douglas Engelbart e um grupo de 17 pesquisadores realizam uma histórica demonstração pública do mouse, do primeiro sistema de trabalho hipermidiático (NLS) e da teleconferência através de sistemas informáticos. (assista ao vídeo)
 

1973 - É apresentado pela Xerox o primeiro computador a reunir todos os elementos das modernas Interfaces Gráficas (GUI): possuía mouse com 3 botões, display de bitmap e utilizava de janelas gráficas. No mesmo ano, é desenvolvido o PLANET (Planning Network), sistema de chat da ARPANET que permitia a qualquer interagente da rede efetuar log-in e participar das salas de bate-papo. (veja uma linha do tempo com a evolução das interfaces gráficas)
 
1976 - Em abril deste ano é lançado o Apple I no Homebrew Computer Club em Palo Alto, porém poucos o levam a sério. (conheça a história da Apple)
 
1980 - É disponibilizado o primeiro programa público e comercial de chat multi-usuário pela CompuServe CB. No final da década de 80 o serviço já possuía mais de um milhão de assinantes, sendo vendido para a AOL em 1997.
 
1983 - Em janeiro, a Apple apresenta o computador Lisa, que possuía pull down menus e barras de menu.
 
1989 - Tim Berners-Lee, em 1989, inventa a World Wide Web, dispositivo para o compartilhamento global de informações através de um sistema hipermidiático. (visite o site do World Wide Web Consortium)
 

1992 - Neste ano é lançado o Mosaic, browser inovador por possibilitar o trabalho com hiperlinks, interfaces gráficas e a utilização de imagens nas web pages. (faça um teste com o Mosaic)