Para a discussão de alguns conceitos e para a investigação empírica das hipóteses em estudo, o LIMC desenvolve projetos com tecnologias digitais.

Abaixo você poderá encontrar links para alguns dos projetos que subsidiam a pesquisa da interação mediada por computador. A partir dessas experiências, pretende-se avaliar as potencialidades e as limitações oferecidas pelo hipertexto, groupwares, inteligência artificial e pela educação a distância.

 
Co-link

Esta tecnologia foi desenvolvida com o intuito de permitir que qualquer interagente possa criar novos links associativos em um texto pré-existente e/ou acrescentar novos destinos a um link já criado.
Veja como funciona a tecnologia através destaanimação.
 
 
Dicionário Social

Software que permite a escrita coletiva de verbetes sobre conceitos científicos de Comunicação Social e Ciência da Informação. Nele, os interagentes podem criar e editar verbetes através da tecnologia Co-link, contribuindo com a construção cooperada do conhecimento.
 
 
Portal de
Escrita Coletiva


O Portal de Escrita Coletiva apresenta uma listagem dos principais softwares utilizados para a composição coletiva, assim como artigos, dissertações e teses sobre o tema.
 
 
Portal de Webjornalismo
Participativo

Portal que disponibiliza o endereço dos principais sites de webjornalismo participativo, assim como um extensa bibliografia sobre o tema.

 
 
Sala de Bate-Papo

Podcast dedicado à discussão de temas relativos à cibercultura. Produzido quinzenalmente por Alex Primo e Ana Maria Reczek Smaniotto
 
 
Cybelle

Cybelle foi a primeira robô de conversação (chatterbot) a falar português na Web. Desenvolvida em Perl por Alex Primo e Luciano Coelho.
 
 
Parla

O Parla Jornalismo Open Source é um noticiário produzido colaborativamente por seus próprios interagentes. Desenvolvido por Ana Maria Brambilla.
 
 
Roberta

É a Robô Eletrônica de Relacionamento em Tecnologia Avançada. Irmã mais nova e mais moderna da Cybelle. Desenvolvida por Alex Primo e Luciano Coelho.