UFGRS

Agenda do lit

Fashion Revolution Day POA

Data do evento: 24/04/2017

 

O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013, que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos.

A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.
A moda inspira, provoca, conduz e cativa. Esta força está sendo usada para o bem e o movimento Fashion Revolution Day promete ser uma campanha verdadeiramente global que surgiu neste século.
Em Porto Alegre, as ações de 2017 ocorrerão do dia 24 a 29 de abril. O evento de abertura tem por objetivo construir novas relações com o público, informar e motivar pessoas dos setores acadêmico, produtivo e varejista, principalmente. Promovido pelo Núcleo de Moda Sustentável da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, será no dia 24 de abril de 2017, a partir das 18h no Santander Cultural, na Praça da Alfândega, centro de Porto Alegre.
________________________________________


Tema do evento


Este ano foi escolhido pelo comitê mundial o tema MONEY_FASHION_POWER. E, para discutir tal abordagem teremos uma performance de abertura "vestir uma causa", de criação de Madeleine Müller, e mesa redonda composta pela representante do movimento no Brasil, Eloísa Artuso; pelo coordenador do Centro de Estudos sobre Luxo Sustentável, Dr. Miguel Angel Gardetti, da Argentina; o Dr. Luis Felipe Nascimento, líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação da Escola de Administração da UFRGS e a Dra. EveliseAnicetRüthschilling, coordenadora do Núcleo de Moda Sustentável da mesma Universidade, que fará a mediação.
A proposta é ouvir seus convidados sobre como o Fashion Revolution pode ajudar a promover a transformação necessária na cadeia produtiva da moda, varejo e consumo. Considera-se também o papel do Estado do Rio Grande do Sul, com sua tradicional lã, e vocação para produção em baixa escala, uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico no cenário de moda nacional e internacional, alinhando-se à tendência slowfashion de fabrico e consumo de moda ética e responsável.
________________________________________
Palestrantes
Eloisa Artuso - é co-fundadora e consultora da UN Moda Sustentável, professora de Design e Sustentabilidade, estilista, palestrante e uma das representantes do movimento Fashion Revolution no Brasil, onde se dedica a projetos e ações para promover a sustentabilidade e ética na indústria da moda. Graduada em Desenho de Moda pela Santa Marcelina e mestre em Design Futures pela Goldsmiths, Universityof London, com foco em consumo consciente na moda. Com mais de 12 anos de experiência, seu trabalho atualmente, está fundamentado no espaço onde sustentabilidade, cultura e educação se fundem com design.
Luis Felipe Nascimento - é professor titular na Escola de Administração da UFRGS e líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação. É doutor em economia e meio ambiente pela Kassel University, Alemanha, com pós-doutorado na Universityof Massachusetts, EUA. Autor de três livros e de mais de uma centena de artigos publicados em anais e periódicos. Pesquisador sobre educação para sustentabilidade e temas relacionados a sustentabilidade.
Miguel Angel Gardetti - Foi renomado professor em diferentes universidades latino-americanas e participou como instrutor em projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Entre 2012 e 2015, ele também foi membro do Conselho Consultivo do projeto "Future Fashion" da MISTRA (uma fundação do governo sueco que conduz pesquisas sobre temas ambientais). No campo do luxo sustentável, fundou o Centro de Estudo do Luxo Sustentável, em Buenos Aires, Argentina. Possui inúmeras publicações em Journals internacionais. Co-editou os livros: "Manual de Têxteis e Moda de Luxo Sustentável", composto por dois volumes, e "Sustentabilidade em Moda e Têxteis: Valores, Design, Produção e Consumo". Por suas contribuições para este campo, ele recebeu o "Prêmio de Liderança Sustentável" em fevereiro de 2015 em Bombaim (Índia).
EveliseAnicetRüthschilling - é professora associada do Instituto de Artes, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS, coordenadora do Núcleo de Moda Sustentável, Núcleo de Design de Superfície e Museu de Moda e Têxteis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui curso de design de moda pela The ArtInstituteof Chicago, pós-doutorado em Design e Sustentabilidade na UFPR, coordena GTs nos congressos Colóquio de Moda e CIMODE, participa de grupos de estudos internacionais na área da moda sustentável.
________________________________________


Programação


18:00 - Performances surpresa no entorno do edifício do Santander Cultural
18:30 - Desfile e recepção aos participantes no átrio do Santander Cultural
19:00 - Início do debate
21:00 - Encerramento do evento
________________________________________


Contribuição espontânea


A Fashion Revolution Week está sendo organizada inteiramente por voluntários. Não contamos com patrocínio e, como em todo evento desta natureza, temos alguns custos com a organização. Por este motivo, na entrada do evento deixaremos um espaço para que cada participante possa contribuir, de forma espontânea, com o valor que desejar.
________________________________________


Importante


Pedimos a gentileza de se inscrever se tiver certeza do seu comparecimento, uma vez que as vagas são muito limitadas. Caso se inscreva e não consiga estar presente, solicitamos avisar imediatamente pelo e-mail: nmsufrgs@gmail.com, para que possamos disponibilizar o lugar à outra pessoa.
________________________________________


Apoio


Santander Cultural

Nms UFRGS

Altos Eventos

Febratex Group

Grafiset

Gráfica UFRGS

Shoot the Shit

VH Audiovisuais

Translab

Voltar

Tel.: (51)3308-3764 (51)3308-4328 | contato_lit@ufrgs.br
© 2013 Direitos Reservados a LiT