UFGRS

extensão / cursos do lit

Workshop com o artista Klaus W. Eisenlohr

Lugares Seguros

Convergências: pesquisa artística e práticas experimentais

Seminário Internacional Convergências

Wolfgang Spahn

Workshop Paper Bits

Hans Peter Kuhn

O som na arte contemporânea

– Sublimação em substratos têxteis e rígidos -

Novas soluções em impressão digital

Lugares Seguros

Lugares seguros: uma exploração de figura e espaço é a residência artística /workshop que Klaus W. Eisenlohr estará realizando no estúdio Planta Baja e no Porão do Paço da Prefeitura de Porto Alegre.


Com início em 13 de junho este workshop para fotógrafos e performers vai explorar espaços na cidade que são de acesso restrito, mas podem estar abertos a público.

 

Os espaços públicos nas cidades ficaram mais e mais precários. Seja uma ameaça vivida numa experiência pessoal, ou apenas uma questão de insegurança, mais e mais pessoas se retiram para lugares de acesso restrito, que estão sob vigilância pesada, são privados e estão cercados. Em última análise, alguns desses lugares são eliminados de todas as funções e servem apenas como espaço representacional para empresas ou instituições.

Nesse workshop, tentaremos encontrar práticas comuns ou incomuns para esses espaços, com o objetivo de criar fotografias. Figura e espaço é um conceito que tenta dar ao lugar tanto valor quanto à figura humana no espaço. Desta forma, o workshop não será apenas sobre a imagem resultante (a fotografia resultante), mas será sobre locais que geralmente têm acesso limitado. Será uma espécie de autoempoderamento para os participantes. Encontrar lugares e criar estratégias convincentes para obter permissão para usar os espaços torna-se um gesto de capacitação pessoal. Tornar-se capaz de abrir portas, ultrapassar limites e limites não só cria significados simbólicos (fotografias), mas experiências reais.
Desta forma o workshop será uma oficina de produção. Vamos começar com uma discussão crítica de imagens contemporâneas, falar sobre algumas estratégias de imagem para as relações entre figura e espaço, incluindo técnicas de câmera e performance, coletar ideias de lugares na cidade e como obter permissão para usá-los. E vamos trabalhar em pequenos grupos com o artista Klaus W. Eisenlohr em locais da cidade. Analisaremos os resultados em duas reuniões com todo o grupo e no final do workshop apresentaremos os resultados como projeções numa exposição coletiva no Porão do Paço da Prefeitura de Porto Alegre


Carga horária: 30 h/a
10 vagas

Voltar

Tel.: (51)3308-3764 (51)3308-4328 | contato_lit@ufrgs.br
© 2013 Direitos Reservados a LiT