Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental

LTM completa 40 anos em 2019!



O Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental (LTM / UFRGS), fundado em 1979 como unidade de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Engenharia-DEMIN e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M), completa 40 anos no próximo dia 04 de abril de 2019.

Desde a sua fundação, o LTM vem atuando com sucesso no desenvolvimento científico no Brasil, priorizando a qualidade de seus produtos tecnológicos e científicos, patentes e na formação de RH em diversos níveis. Atualmente, o LTM está integrado pelos Professores- Pesquisadores Ivo Homrich Schneider, André Azevedo e Jorge Rubio.

O LTM e o Prof. Jorge Rubio obtiveram importantes prêmios e conquistas, cabendo destacar o Prêmio Pesquisador Destaque Fapergs (1999), o FINEP de Inovação Tecnológica 2004, Prêmio Petrobras de Tecnologia (2006), a nomeação como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em 2014, e o Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação, em 2017.

O LTM ocupa um prédio no Centro de Tecnologia da UFRGS, no Campus do Vale, com aproximadamente 500 m2 contendo diversos laboratórios, área industrial para plantas piloto, gabinetes e auditório e atua nas áreas de Ciências de Engenharia Mineral e Ambiental

Dentre os produtos do LTM, destaque para as quase 300 publicações e a formação com efeito multiplicador dos Mestres e Doutores, hoje professores/pesquisadores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e outras Instituições de Ensino e Pesquisa, nacionais e internacionais.

Dos recursos humanos formados em nível de pós-graduação, 31 seguem carreira na área acadêmica de ensino e pesquisa em instituições federais, particulares e internacionais e 12 deles são professores da UFRGS.

Image and video hosting by TinyPic

O LTM abre oportunidades para bolsista em nível de Mestrado no PPGE3M

O LTM está vinculado ao DEMIN-UFRGS e faz parte do PPGE3M-Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (www.ppgem.ufrgs.br). Em 2019 o LTM cumpre 40 anos de atuação como unidade de pesquisa universitária.

O coordenador do LTM (Prof. Dr. Jorge Rubio) pesquisador premiado pela Vale-Capes-Emérito em 2017, é bolsista produtividade do CNPq (nível 1-A) e membro titular (conduzido na área de Ciências da Engenharia) da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O Prof. Rubio conta com mais de 250 publicações, inúmeras orientações e gerou 5 patentes de produtos e processos depositadas no INPI e comprovada interação internacional com grupos de pesquisas de excelência do exterior.

Em relação à formação de recursos humanos, mais de 50 % dos formados no LTM são professores-pesquisadores no Brasil e no exterior (dois atualmente no DEMIN e cinco no PPGE3M). O LTM dispõe de uma infraestrutura excelente, que irá atender às exigências de orientação em todos os níveis.

Destaques

  • O LTM aprovou quatro patentes no Brasil e que revertem em recursos para a UFRGS-DEMIN-EE-LTM.

  • A ênfase na P&D e In é em tratamento de minérios (partículas finas), águas residuais e efluentes industriais. O LTM é pioneiro internacional na descoberta e aplicação das nanobolhas em engenharia mineral.

  • Diversos artigos e teses realizadas foram premiadas e/ou são destaques em periódicos técnicos internacionais.



Em 2019 contamos com oportunidades de desenvolvimento de pesquisas em nível de mestrado nos seguintes temas, sob orientação conjunta dos Prof. Jorge Rubio e Prof. André Azevedo e realizaremos uma seleção. Os aluno(a)s serão inseridos nas seguintes temáticas:

  • Flotação avançada para recuperação de finos, com injeção de micro e nanobolhas;

  • Caracterização tecnológica para beneficiamento de lamas de minério de ferro;

  • Caracterização e tratamento de águas de processo da mineração, por flotação por ar dissolvido.

Alunos interessados nas linhas de pesquisa do LTM podem entrar em contato por e-mail: andre.azevedo@ufrgs.br e jrubio@ufrgs.br.

Observação final: Haverá a possibilidade de disponibilização de bolsas de mestrado para os alunos selecionados, se aprovados os projetos com empresas do setor produtivo de ferro; nióbio e sulfetos metálicos.

Profs. Jorge Rubio e André Azevedo

DEMIN-PPGE3M

Dezembro 2018

Telefones: (+55 51) 3308 7881 Cel: (+55 51) 9 9636 7858

Produtividade

Prof. Dr. Jorge Rubio

Prof. Dr. Ivo André Homrich Schneider

Prof. Dr. André Camargo de Azevedo