Memórias do Trabalho | Categorias | DVDs Interativos

interativos

Produções

As produções do Projeto visam maximizar o acesso de conjuntos de documentos etnográficos de valor histórico para memória coletiva e o patrimônio etnológico que representam das transformações nas práticas de trabalho nas comunidades urbanas contemporânea. As coleções reúnem constelações de imagens que gravitam em torno do tema da desestruturação de antigas relações de trabalho e das formas de produção entre outros processos que conformam uma memória urbana do trabalho na cidade de Porto Alegre e sua região metropolitana.



DVDs Interativos

para-site-dvd-2b1 2

Título: Memórias do trabalho: percursos, paisagens e territorialidades urbanas em Porto Alegre

Sinopse: O documentário resulta do estudo antropológico sobre da memória coletiva do mundo trabalho na cidade moderno-contemporânea em Porto Alegre (Cidade e trabalho/PDNP/CAPES), coordenado pela Profa. Dra. Cornelia Eckert. Apresenta as paisagens e territorialidades urbanas em Porto Alegre sob a perspectiva das práticas cotidianas de trabalho e das complexas metamorfoses de seus saberes e fazeres.

Ano de publicação: 2014

Duração: 50 min

Direção: Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert

para site dvd 2b

Título: Etnografias do trabalho: saberes e fazeres

Sinopse: O DVD interativo "Etnografias do trabalho: saberes e fazeres" dá continuidade ao processo de socialização dos resultados de pesquisa do projeto Trabalho e Cidade: etnografia da memória do trabalho na cidade moderno-contemporânea iniciado com o primeiro DVD interativo lançado em 2011 "Etnografias do trabalho: trajetórias e cotidiano". O presente DVD reúne crônicas etnográficas visuais e sonoras sobre o mundo do trabalho sob a perspectiva dos gestos cotidianos dos diferentes personagens que o configuram, procurando narrar as formas como cada um dos diversos ofícios aqui apresentados se desenrolam. A escolha de reunir este conjunto de crônicas parte dos estudos sobre memória coletiva e etnografia da duração conduzidos pelos pesquisadores do projeto.

Ano de publicação: 2012

Direção: Viviane Vedana, Cornelia Eckert, Ana Luiza Carvalho da Rocha

capasite1

Título: DVD Interativo Etnografias do Trabalho: trajetórias e cotidiano

Sinopse: O DVD interativo "Etnografias do Trabalho: trajetória e cotidiano" foi produzido no âmbito do projeto Trabalho e Cidade: etnografia da memória do trabalho na cidade moderno-contemporânea como parte do resultado das investigações que estão sendo realizadas pelos pesquisadores envolvidos no projeto. Reunindo crônicas etnográficas em vídeo e som que apresentam trajetórias e cotidianos de trabalho em diferentes contextos através das narrativas de taxistas, engraxates, comerciantes, trabalhadores do campo, empregadas domésticas, entre outros, este DVD pretende fazer reverberar as imagens da memória do trabaho na cidade de Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Ano de publicação: 2011

Duração: 120 min.

Direção: Cornelia Eckert, Ana Luiza Carvalho da Rocha, Viviane Vedana

video-tempero-mercado

Título: DVD Interativo No mercado tem tudo o que a boca come

Sinopse: O DVD interativo apresenta o documentário etnográfico "O Tempero do Mercado", o documentário sonoro etnográfico "Poética da Rua na Palavra pronunciada" e 29 crônicas etnográficas que compõe o capítulo 4 da tese de doutorado em antropologia social, de Viviane Vedana, sobre os mercados de rua no mundo contemporâneo. Articulam-se imagens de comerciantes e fregueses em Porto Alegre, São Paulo e Paris (França), navegando pelos meandros da memória, da sonoridade e da repetição de formas de sociabilidade dos mercados de rua.Percorrendo menus e sub-menus, podem ser acessadas narrativas em vídeo, documentários sonoros e animações de fotografias e sons, compondo "crônicas etnográficas" que remetem aos diferentes aspectos do fenômeno do mercado investigado pela pesquisa. Conteúdo: 1 documentário etnográfico, 29 crônicas etnográficas, entre sequências em vídeo, som e fotografia Navegação: 7 menus interativos.

Ano de publicação: 2008

Duração: 120 min

Direção: Viviane Vedana, Rafael Devos