Você está aqui: Página Inicial Educativo Projeto Conta Mais

Projeto Conta Mais

Promoção da Leitura Infantil e Juvenil

O projeto de extensão "Conta Mais" , vinculado ao Museu da UFRGS na PROREXT, tem o objetivo de implementar atividades para promoção da leitura informativa e recreativa.

Acreditando na importância da leitura e da literatura no desenvolvimento da compreensão do mundo, o projeto através dos serviços de Caixa-Estante e Hora da Leitura aproxima seu acervo à comunidade envolvida, disponibilizando obras de literatura infantil e juvenil em língua portuguesa e espanhola.

A Caixa-Estante é emprestada por um tempo determinado com livros de literatura infantil e juvenil de acordo com a faixa etária e com temas variados. O professor fica responsável pelo empréstimo extraclasse ou consulta local explorando a mesma em diversas turmas.

A Hora da Leitura é o momento reservado para os alunos desfrutarem da história apresentada por contadores, utilizando diferentes técnicas e recursos, tais como: avental, teatro de fantoches, flanelógrafo, quadro de pregas, álbum seriado, etc. Após a mesma são desenvolvidas atividades lúdicas e recreativas despertando o interesse dos professores em fazer o mesmo com outras obras e provocando os alunos a ler e discutir a obra apresentada.

Dentre os serviços citados o último se destaca como motivador do hábito da leitura. Abramovich (1997, p.17) lembra que:

“É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve – com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário!”