HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - 2007/2.

Prof. Regente: William B. Gomes, PhD;

Professores Assistentes: Amanda da Silveira e Maickel DosSantos

 

EMENTA - A disciplina concentra-se no estudo dos conceitos que moldaram a psicologia moderna. São demarcadas as principais etapas da psicologia como disciplina autônoma. Os primórdios da psicologia experimental são ilustrados com exemplos e comparações dos primeiros passos da psicologia profissional. Os debates entre a natureza científica da psicologia (ciência natural versus ciência humana) são resgatados e analisados criticamente. A psicologia do século XX é descrita por meio do contraste entre teorias funcionalistas e teorias compreensivas e de suas decorrências: as escolas, os modelos metodológicos, as microteorias, e a profissionalização. A disciplina conclui trazendo a história da psicologia cognitiva e suas implicações para a psicologia acadêmica e aplicada. Para cada tópico, comparam-se os desenvolvimentos internacionais e nacionais, com atenção aos aspectos e questões profissionais.


OBJETIVOS - 1. Localizar a procedência dos principais temas e preocupações que caracterizam a área; 2. Identificar os principais períodos históricos; 3. Apresentar as orientações filosóficas e científicas que influenciaram o desenvolvimento como ciência e profissão. 4. Apontar as principais causas da fragmentação e dispersão no campo; e 5. Indicar os interesses teóricos, metodológicos e profissionais em diferentes períodos históricos e países.


AVALIAÇÃO - Serão realizadas três avaliações, sendo duas provas e um trabalho. Cada avaliação valerá 10 pontos. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética de suas duas notas (correspondentes à parte escrita e à apresentação oral). A obtenção do conceito final será a média aritmética das notas das três avaliações. Haverá uma prova de recuperação que servirá tanto para melhorar conceito quanto para reposição de falta de uma das duas primeiras provas. Uma exigência do trabalho escrito é a presença do aluno para a discussão da avaliação junto ao professor em dada previamente anunciada. Serão aprovados os alunos que alcançarem o mínimo de 5,9 pontos nas quatro avaliações. A conversão de pontos em conceitos é a seguinte: para os alunos que alcançarem de 5,9 a 7,2 = C; de 7,3 a 8,6 = B; de 8,7 a 10 = A. Os alunos com menos de 5,9 ficarão com D. O programa da disciplina é extenso, exigindo muito cuidado na elaboração do cronograma para que todos os temas sejam discutidos apropriadamente. Desta forma, salvo motivo maior como greves, revoluções, golpes, invasão de outros países, incêndio ou inundação, não serão alterados os dias reservados para as provas e trabalhos.

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