HISTÓRIA
DA PSICOLOGIA - 2007/2.

Prof.
Regente: William B.
Gomes,
PhD;

Professores
Assistentes: Amanda
da Silveira e Maickel DosSantos
EMENTA -
A disciplina concentra-se no estudo dos conceitos que moldaram a
psicologia moderna. São demarcadas as principais
etapas da psicologia como disciplina autônoma. Os primórdios
da psicologia experimental são ilustrados com exemplos e comparações
dos primeiros passos da psicologia profissional. Os debates entre a
natureza científica da psicologia (ciência natural versus
ciência humana) são resgatados e analisados criticamente.
A psicologia do século XX é descrita por meio do contraste
entre teorias funcionalistas e teorias compreensivas e de suas decorrências:
as escolas, os modelos metodológicos, as microteorias, e a profissionalização.
A disciplina conclui trazendo a história da psicologia cognitiva
e suas implicações para a psicologia acadêmica
e aplicada. Para cada tópico, comparam-se os desenvolvimentos
internacionais e nacionais, com atenção aos aspectos
e questões profissionais.
OBJETIVOS - 1. Localizar a procedência dos principais temas e
preocupações que caracterizam a área; 2. Identificar
os principais períodos históricos; 3. Apresentar as orientações
filosóficas e científicas que influenciaram o desenvolvimento
como ciência e profissão. 4. Apontar as principais causas
da fragmentação e dispersão no campo; e 5. Indicar
os interesses teóricos, metodológicos e profissionais
em diferentes períodos históricos e países.
AVALIAÇÃO - Serão realizadas três avaliações,
sendo duas provas e um trabalho. Cada avaliação valerá 10
pontos. A nota final do trabalho corresponderá à média
aritmética de suas duas notas (correspondentes à parte
escrita e à apresentação oral). A obtenção
do conceito final será a média aritmética das
notas das três avaliações. Haverá uma prova
de recuperação que servirá tanto para melhorar
conceito quanto para reposição de falta de uma das duas
primeiras provas. Uma exigência do trabalho escrito é a
presença do aluno para a discussão da avaliação
junto ao professor em dada previamente anunciada. Serão aprovados
os alunos que alcançarem o mínimo de 5,9 pontos nas quatro
avaliações. A conversão de pontos em conceitos é a
seguinte: para os alunos que alcançarem de 5,9 a 7,2 = C; de
7,3 a 8,6 = B; de 8,7 a 10 = A. Os alunos com menos de 5,9 ficarão
com D. O programa da disciplina é extenso, exigindo muito cuidado
na elaboração do cronograma para que todos os temas sejam
discutidos apropriadamente. Desta forma, salvo motivo maior como greves,
revoluções, golpes, invasão de outros países,
incêndio ou inundação, não serão
alterados os dias reservados para as provas e trabalhos.
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