Cultura e Música na Educação Infantil: TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS

Data: Sexta-feira, 04 de abril de 2014
Local: GRAMADO / RS



Formação continuada na Rede Municipal de Ensino de Gramado

CULTURA E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GRAMADO:
TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS


Coordenação: Jusamara Souza PPGMusica / UFRGS / Marcia Scur SMEE

Apresentação:

A tertúlia é, na sua essência, um encontro de pessoas com interesses comuns para debaterem, trocarem experiências, informações e opiniões. As tertúlias podem ser de todo o tipo: literárias, teatrais, musicais.

Quando o interesse são práticas educativas a Tertúlia Pedagógica se  torna um espaço de exercício de diálogo que privilegia a aprendizagem a partir da troca de ideias e experiências, entre as ações e atividades pedagógicas,  em torno de um tema para debate. É o momento para o compartilhamento de opiniões gerando a sistematização do conhecimento tematizado.

Mas é mediante o diálogo que aprendemos e sistematizamos conhecimento. O diálogo vai além de uma simples conversa. Na Tertúlia Pedagógica não se pergunta, nem se ensina, simplesmente aprendemos de forma coletiva a partir  um diálogo igualitário que se estabelece entre todos a partir das experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos participantes em suas escolas.

Considera-se que uma tertúlia de bom nível pode ser um excelente instrumento educativo, uma vez que a primeira coisa que se aprende é o sentido crítico e a tolerância para com as ideias  e práticas coletivas. Por outro lado, as tertúlias permitem fomentar o respeito pelo outro, estreitar as relações sociais em torno das práticas educativas, enriquecer a cultura e o conhecimento dos participantes.

 Metodologia:

As sessões das Tertúlias Pedagógicas são constituídas por no máximo seis ações, organizadas preferencialmente por eixos temáticos, como oportunidade de conhecimento e aproximação de atividades afins, e se organiza em dois momentos: apresentação das ações e o debate entre os participantes.   Cada instituição escolar representada por um grupo, apresenta/relata/expõe sua experiência educativa incluindo as reflexões críticas do processo desenvolvido na ação e os resultados/impactos educacionais gerados na comunidade escolar.  É o momento de compartilhar estas práticas/experiências, não simplesmente trocar experiências, mas a partir delas produzir contribuições teóricas de maneira a ressignficá-las, promovendo formas úteis e viáveis de sistematizar as experiências em novas e outras práticas.   

Após as apresentações, segue-se um tempo de debate dirigido por um mediador/moderador, que oferece o apoio pedagógico, a quem cabe também a observância das regras, do objetivo da modalidade e da sistematização das experiências apresentadas.

O material relativo a cada ação que compõe a respectiva Tertúlia é encaminhado previamente a todos os integrantes da sessão. Esse contato anterior objetiva instrumentalizar os participantes, para que possam elaborar antecipadamente seus questionamentos, críticas e sugestões, com vistas à qualificação do debate.

A Tertúlia Pedagógica pode combinar a apresentação com uma Mostra Interativa das ações e atividade educativas desenvolvidas como proposta ao diálogo, à aprendizagem e à troca de experiências entre os professores, educadores, gestores das comunidades escolares e a equipe pedagógica da SMEE.  É o espaço destinado para a exposição e apresentação de atividades possíveis de interatividade de modo a permitir a visualização do trabalho desenvolvido e metodologia de atuação da ação possibilitando a discussão e o debate para a sistematização destas experiências, a partir de moderador. É a oportunidade para todos os participantes aprendam a dialogar com os processos apresentados.

Público Alvo:

Alunos de Graduação e Pós-Graduação do Curso de Música; Equipes diretivas, professores e servidores das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (creche, maternal, pré-escola, anos iniciais) da rede municipal de ensino de Gramado, equipe pedagógica da SMEE.

Escolas Envolvidas:

- EMEI Dr. Carlos Nelz I e II, Branca de Neve I e II, Julita Tissot I e II, Delmar Dutra, Tia Carmelina I, II, III e IV, Paulina Beneti;

- EMEF Maternal, Pré. Anos Iniciais: Gentil Bonato, Henrique Bertoluci; Maximiliano Hahn, Pedro Zucoloto, Presidente Vargas, Vicente Casagrande;

- EMEF Pré e Anos Iniciais: Dr. Carlos Nelz, Moses Bezzi, N. Senhora Fatima, Senador;

- EMEF Rurais: Carlos Barbosa, Padre Scholl, Padre Anchieta e Alberto Pasqualini

- EEEF Pré: Pompéia, Santos Dumont e David Canabarro

Período de Realização:
Abril a junho de 2014 (relatório para certificação julho/agosto 2014)

Carga Horária total:
60h  (20h apresentação e 40h participação em 4 encontros de 10h)
Certificação PROREXT/UFRGS com participação mínima 80%  da carga horaria total 60h.

Desenvolvimento do Programa com Cronograma:
Inscrições: 20 a 25 de março 2014 através do site www.gramado.rs.gov.br

PROGRAMA

ABRIL de 2014


Dia 04 (sexta-feira)
Horário: 18h às 21h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld

Tema da Tertúlia Pedagógica:
Educação Musical para as crianças: musicalidade e práticas educativas nas Escolas de Educação Infantil

Escolas de Educação Infantil participantes: Dr. Carlos Nelz II, Julita Tissot II, Tia Carmelina II, III e IV
Mediadores: Jusamara Souza PPGMusica,UFRGS e Marcia Scur (SMEE)


Dia 05 (sábado) Tertúlias Pedagógicas com Mostras Interativas
Horário: 8h às 12h

Local: EMEI Carloz Nelz I
Tema: “Música para bebês no berçário”

Local: EMEI Tia Carmelina I
Tema: “Música da Cultura infantil: Histórias Infantis e videoclipe musicados

Local: EMEI Julita Tissot I
Tema: “Rotinas Musicais nas práticas das Escolas da Educação Infantil: Cantando e Encantando as crianças”


Dia 25 (sexta-feira)
Horário 18h às 21h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld

Tema da Tertúlia Pedagógica:
A transversalidade das práticas musicais na articulação da educação infantil e o ensino fundamental (maternal, pré-escola e anos iniciais)

Escolas participantes: EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho, EMEF Mosés Bezzi, EMEF Rural Padre Scholl, EMEF Rural Carlos Barbosa e Pré-Escola EMEF Dr. Carlos Nelz e EMEF Senador Salgado F°
Mediadores: Jusamara Souza PPGMusica,UFRGS, Juliana Pedrini (Colegio de Aplicação/UFRGS), Marcia Scur (SMEE)


Dia 26 (sábado) Tertúlias Pedagógicas com Mostras Interativas
Horário: 8h às 12h

Local EMEF Henrique Bertoluci
Tema: “Som e Ritmos no desenvolvimento das crianças: banda infantil, construção de instrumentos musicais, apreciação musical”

Local Auditório SMEE
Tema “ Música na Cultura Infantil: contação de histórias e cantigas de rodas”


MAIO de 2014

Semana do Brincar – Gramado/2014 (26 a 30 de maio)

Convivências com a comunidade escolar: crianças, pais, professores, diretores nas escolas e espaços públicos de Gramado de acordo com programação organizada na escola para a Semana do Brincar-Gramado.


JUNHO de 2014


Dia 06 (sexta-feira)
Horário: 18h às 21h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld

PALESTRA com Tema:
A música nas brincadeiras e brinquedos das crianças

Profa. Dra. Leda Maffioletti FACED/UFRGS
Coordenação: Marcia Scur (SMEE)


Dia 27 (sexta-feira)
Horário: 18h às 21h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld


Dia 28 (sábado)
Horário: 8h às 12h
Localh: Teatro Elisabeth Rosenfeld

Tertúlia Pedagógica - Mostra de Vídeos:
"Boas práticas pedagógicas com a música na educação infantil"

Mediadores: Jusamara Souza (PPGMúsica/UFRGS), Andrea Todeschini Merlo (Programa de Alfabetização AudioVisual da SMED-POA), Marcia Scur (SMEE), Fabricio Dillenburg e Denise Foss (Educavideo-Gramado)



Cartaz da programação disponível no formato PDF em donwloads/links / Gramado.





Flame