MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI11.769/08
Quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A proposta da formação foi de aulas coletivas, estruturadas sob experiências musicais, partindo do entendimento de que precisamos nos relacionar com a música de diferentes maneiras: tocando, cantando, ouvindo e analisando, compondo e registrando as experiências musicais. Foi dada atenção a diversidade das práticas musicais da região. A estrutura de cada encontro contemplou:
1) Práticas musicais com as professoras: onde desenvolvido um trabalho de iniciação musical com e para as professoras, utilizando para isso atividades e repertórios para adultos;
2) Brincadeiras Cantadas: possibilidades práticas para ensino de música na Ed. infantil, que visa inicialmente, organizar/sistematizar e refletir sobre as brincadeiras e atividades musicais que as professoras já desenvolvem com as crianças.
Paralelamente foi proposto a ampliação do repertório trazido pelas participantes, apresentando outras atividades e propostas, bem como estimulando a criação de variantes das atividades levadas por elas e pelos ministrantes. 3)Planejamento/avaliação em música: com o objetivos de refletir, registrar e organizar o conhecimento musical para a implementação em sala de aula. O referencial para o trabalho partiu das experiências das professoras, pautadas na metodologia de Margrit Kuntzel-Hansen, que visa o ouvir musica, cantar musica, tocar e/ou contruir instrumentos, e escrever sons. Essas modalidades sendo transversalizadas pela criação e execução musical, além das reflexões, planejamentos, discussões. Foram cinco encontros quinzenais, no perído de 24/o9 à 19/11/2011, sempre aos sábados, com duração de 8h/aula cada, totalizando 40h/aula de curso . Paralelamente foram contabilizadas 20h/a de atividades de planejamento e ações nas escolas, por parte dos professores. A proposta ainda prevê o desenvolvimento de um portfólio ao longo da ação de formação, constituído das atividades desenvolvidas, materiais e textos de apoio e dos relatórios das ações nas escolas, a ser entregue em novembro/2011.

Coordenação: VANIA MALAGUTTI FIALHO/UEM-UFRGS
Ministrantes: Andreia Veber, Vania Gizele Malagutti, John Kennedy Pereira de Castro
Parcerias Institucionais: Secretarias Municipais de Educação de Maringá, Jussara, Santa Fé e Sarandi




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