Experiência de Projeto de Extensão é premiada no 8º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL/MEC
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Créditos: MEC
A Secretaria de Educação de Gramado em parceria com a UFRGS/PROREXT e IA/DEMUS/PPGMus, realizou em 2013 e 2014, o projeto de extensão “Cultura e Música na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Gramado”, para formação continuada de professores em rede de todas as escolas urbanas e rurais do município na implementação da Lei 11.769/2008 – Música na Escola. Participaram 248 professores e gestores das 26 escolas municipais, sendo 14 Escolas de Educação Infantil e 14 Escolas de Ensino Fundamental, e 2 Escolas Infantis Privadas, além da equipe pedagógica da SME-Gramado. A coordenação do Programa de Extensão “Musica, Cotidiano e Educação” é da Profa Dra. Jusamara Souza/IA/PPGMus e a coordenação local é da Secretária de Educação Julita Andreis e da Coordenadora da Educação Infantil Marcia Scur.
Em 2014, foi proposta a realização das Tertúlias Pedagógicas como espaço para a apresentação e debate pedagógico sobre as experiências e práticas desenvolvidas, utilizando a educação musical, com as crianças de 0 a 3 anos, nas Creches, e as crianças de 4 e 5 anos, das Pré-escolas, com Mostras Interativas e apresentação de 15 experiências com boas práticas de musicalização através de vídeos educativos.
Dentre as experiências desenvolvidas no projeto de extensão “Cultura e Música na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Gramado” foram apresentadas pelas escolas ao 8º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL/MEC as seguintes atividades educativas :
- Música na Cultura Afro-Brasileira: o berimbau na atividade da capoeira da Escola Municipal Rural Padre Scholl, apresentado pela professora e diretora Iracy Maria Baretta, da EMEF Rural Padre Scholl;
TEMA LIVRE - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Resgate das cantigas de roda: práticas musicais no processo de alfabetização da escola municipal rural Carlos Barbosa apresentado pela professoraa e diretora Alma Hausmann, da EMEF Rural Carlos Barbosa;
TEMA ESPECÍFICO Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- PROJETO “Um menino chamado Mario” Crianças conhecem o poeta Mario Quintana e a cidade de Porto Alegre a partir do livro Pé de Pilão; apresentado pela Profa Lubna Lemes do Grupo Maternal da EMEI Dr. Carlos Nelz – CAIC I;
TEMA LIVRE – Educação Infantil

A experiência “Conhecendo o mundo dos sons”, coordenado pela professora Daniele Liedtke Birck, desenvolvido pela equipe do berçário da EMEI Dr. Carlos Nelz – CAIC I, Jéssica dos Santos Haack Berçário I, Caroline Bianchi Fattori Berçário II e Eliza Lauer Klock Berçário III, apresentado como TEMA LIVRE – Educação Infantil, foi uma das 39 experiências pedagógicas desenvolvidas por professores da educação básica, selecionadas entre os 6.808 projetos inscritos por educadores de 824 municípios de todo país para o 8º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL/MEC.
Na semana do dia 08 de dezembro a professora premiada Daniele Liedtke Birck juntamente com a diretora da EMEI Dr. Carlos Nelz - CAIC I, Cristina Drum, participam de seminário em São Paulo, promovido pelo MEC, e na quinta-feira, 11 de dezembro, às 19h, no SESC-Vila Mariana, ocorreu a cerimônia de premiação que contou a presença do Sr. Ministro da Educação Henrique Paim e da Secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriz Luce, além de outras autoridades. A delegação de Gramado, presidida pelo Prefeito Municipal Nestor Tissot e a Secretária de Educação Julita Andreis, prestigiou o evento de premiação valorizando a professora da rede municipal de educação.
Gramado busca alcançar a qualidade na educação através da valorização das práticas e experiências de seus professores com o fortalecimento da parceria com a UFRGS, articulando projetos de ensino, pesquisa e extensão em sua rede de ensino.




Flame