Curso de Formação Música, Educação e Cultura: propostas para a implementação da Lei 11.769/08

Sábado, 03 de dezembro de 2011
GRAMADO / RS

Curso de Formação
Música, Educação e Cultura: propostas para a implementação da Lei 11.769/08
Coordenação: Profa. Jusamara Souza
Equipe: Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Musical e Cotidiano e professores convidados
O corpo docente será composto por profissionais especialistas nas temáticas oferecidas e vinculado à UFRGS.
Público: professores, educadores e especialistas da rede de ensino de Gramado, gestores da educação,
 
O curso será oferecido para todos os professores de Rede Municipal de Gramado. O foco estará nos conhecimentos básicos para a inserção da música na escola, considerando a Lei Federal 11769 de 18 de agosto de 2008, que altera a Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), dispondo sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Os sistemas de ensino terão 3 anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas em lei. Os professores de música e profissionais que trabalham com música poderão nesse curso aprofundar seus conhecimentos e habilidades para trabalhar música na escola nos diferentes níveis de ensino.
Carga Horária: 80 horas    -  Período de realização: Maio a Novembro de 2010    -  
Certificação Extensão da UFRGS
 
Objetivos
O curso pretende oferecer:
- Uma atualização crítica e uma compreensão das teorias contemporâneas de ensino e aprendizagem de música: Como crianças e jovens se relacionam com a música; Que habilidades musicais podem ser desenvolvidas na escola;
- Uma reflexão sobre os usos sociais e práticas socioculturais que a música envolve na contemporaneidade; o papel da música na inserção social e promoção da cidadania;
- A prática de metodologias de pesquisa e reflexão para capacitar os professores para uma didática atualizada do ensino de música;
- Experiências para desenvolver habilidades no campo da música que permitam o trabalho interdisciplinar no contexto da escola;
- Experiências com novas tecnologias de produção e reprodução de música;
- Técnicas de organização, planejamento e avaliação do trabalho musical.
 
Justificativa:
Esse curso pretende ser um programa inovador para professores que já trabalham ou que querem trabalhar com a música na escola. O programa do curso prevê o tratamento dos temas básicos do ensino de música que dará subsídios aos professores para a Implementação da Lei 11.769/08. Além disso, os professores serão instrumentalizados para uma produção bibliográfica própria para a Rede Municipal de Ensino de Gramado.
 
O Curso foi oferecido em dois níveis:
1) Para professores do ensino fundamental e médio e profissionais que trabalham com música (30 vagas)
2) Para professores da Educação Infantil (30 vagas)
 
Plano de Trabalho
Em linhas gerais o programa desenvolveu os seguintes tópicos:
- Visões de educação musical. Sobre a Lei 11.769/08. Discussão do papel da música nos currículos e nos PPP’s  das escolas.
- Como os professores vêm trabalhando com música na escola?
- Metodologia do ensino da música: audição musical, execução vocal e instrumental, composição e integração da música com outras áreas do conhecimento
- Organização de programas e planos de aula; organização de Projetos
- Avaliação em música.
Cronograma: Total: 10 encontros de 8 horas: 80 horas
 
1º semestre/2010: 6 encontros de 8 horas (48 horas)
Módulos
1. Música na educação: introdução ao tema (8 horas)
Ministrantes: Jusamara Souza e Cristina Rolim
Ementa: Visões de educação musical. Sobre a Lei 11.769/08. Discussão do papel da música nos
currículos das escolas. Como os professores vêm trabalhando com música na escola? A música
nos PPPs. Planejamento/ conteúdos/ Currículos em música.
2. Metodologia do ensino da música: audição musical/ apreciação musical/ ouvir música (8h)
Ministrantes: Silvia Ramos e Elisa Cunha
Ementa: apreciação de diversas músicas. Audições comentadas. Concertos didáticos. Avaliação.
3. Metodologia do ensino da música: execução/ improvisação/ criação vocal (8h)
Ministrantes:Agnes Schmeling e Lúcia Teixeira
Ementa: Organização de grupos vocais. Avaliação
4. Metodologia do ensino da música: execução/ improvisação/ criação instrumental (8h)
Ministrantes: Alexandre Vieira e Eduardo Pacheco
Ementa: Organização de grupos instrumentais, bandas, Avaliação.
5. Metodologia do ensino da música: a escolarização da música (8 horas)
Ministrantes:Jusamara Souza e Anete Weichselbaum
Ementa: Leitura e escrita musical. Tarefas. O caderno de música. Materiais didáticos em música
6. Organização de projetos (8 horas)
Ministrantes: Maria Cecília Torres e Jusamara Souza
Ementa: Integração da música com outras áreas. Avaliação
                                                
2º Semestre/2010 - 4 encontros de 8 horas (32 horas)
1) Registro e escrita de experiências: Jusamara Souza, Vânia Fialho, Marica Cecília Torres
2) Mídias e educação musical: Graciano Lorenzi, Fernanda Oliveira, Sílvia Ramos
3) Voz: Agnes Schmeling e Lucia Teixeira
4) Grupos instrumentais: Alexandre Vieira e Eduardo Pacheco
Outros temas específicos:
- Hip hop: DJ Nezzo e Vânia Fialho
- Bandas marciais: Joel Barbosa
- Bandas de Rock: Alexandre Vieira