O QUE É




Apresentação
O Programa de Extensão “Música, Cotidiano e Educação” vinculado ao sistema PROREXT/UFRGS, articula as ações propostas e desenvolvidas pelo “Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Cotidiano e Educação Musical” (UFRGS/CNPq) cujo objetivo é analisar a música e suas relações com a educação na perspectiva das teorias do cotidiano. Ao longo de 2010 e 2011, com recursos do Edital PROEXT/2010 da SESU/MEC, o grupo deverá desenvolver, através de ações de extensão, articulando o ensino e a pesquisa, três eixos norteadores:
1. Curso de Formação Continuada para Professores que será oferecido para as redes de ensino público e privado, professores, educadores, gestores e profissionais da música, cujo foco estará nos conhecimentos básicos para a inserção da música na escola, considerando a Lei Federal 11.769/2008 (LDB), dispondo sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica;
2. elaboração de material didático com produção digital DVD e a publicação de coleção com 5 livros, com referências curriculares e propostas de atividades a serem desenvolvidas nos diferentes níveis da educação básica: infantil, fundamental e médio, educação de jovens e adultos;
3. articulação de uma rede nacional com instituições de ensino superior para formação de um sistema de informação na forma de um banco de dados e de espaços para a divulgação e publicação das ações implementadas e em implementação.

Esse programa pretende desenvolver ações para o desenvolvimento da educação musical na contemporaneidade. A intenção é traduzir conceituações formuladas no âmbito da sociologia e filosofia formuladas nas pesquisas e reflexões sobre ensino e aprendizagem de música, que tomam como base o conceito de cotidiano para as ações de formação de professores.

A proposição desse programa está baseada em uma ação que implicará, por um lado, na estratégia de qualificação dos profissionais envolvidos por meio de um trabalho coletivo e participativo, no qual os professores, especialistas e pesquisadores terão a oportunidade de refletir sobre a sua própria ação, resgatando e ampliando seus saberes. Por outro lado, como consequência dessa estratégia, implicará na elaboração de uma proposta para o ensino de música na escola ao qual está integrado. Os resultados dessa ação poderão contribuir concretamente para as discussões em torno do ensino de música, apontando alternativas para a organização de currículos e intervenção na experiência musical.
Profa Dra. Jusamara Vieira Souza
- Coordenadora do Programa -



 
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