OUTRAS PUBLICAÇÕES DO EDITAL PROEXT - PUBLICAÇÕES





Série: Educação Musical e Cotidiano - Educação Musical Cotidiano e Ensino Superior
Livro: Educação Musical, Cotidiano e Ensino Superior

Ana Lúcia Louro e Jusamara Souza
Outros autores: Rosalía Trejo León . Cíntia Thais Morato . Fernanda de Assis Oliveira-Torres . Marcelo Borba

Educação e Artes / Música / Teatro



Páginas: 136
ISBN: 9788586225789
Publicação: 2013
Formato: 14 x 21 cm
R$ 25,00
http://www.tomoeditorial.com.br

Este livro aborda temas centrais da educação musical no ensino superior na contemporaneidade. Por meio de pesquisas que permitem incorporar análises do mundo vivido, ouvindo os sujeitos – estudantes e professores – envolvidos, o livro procura mostrar os desafios do ensino universitário trazidos pelas questões sociais, culturais e políticas. Os autores são professores universitários vinculados aos grupos de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (UFRGS/ CNPq) e NarraMus (UFSM/ CNPq). A coletânea revela a possibilidade de se trabalhar com as questões didático-metodológicas no ensino superior de música a partir da compreensão do cotidiano, dentro de um viés sociológico que busca, entre outras coisas, compreender a gênese dos significados das músicas nas vidas das pessoas. O entendimento de cotidiano abre caminhos para uma prática de ensino universitário que seja capaz de incorporar à sua didática a dimensão do praticado, do vivido, e recuperar o efêmero, as situações que ocorrem no dia a dia.




Série ”Educação Musical e Cotidiano” - lançamento do volume "Música, Educação e Projetos Sociais"
Série ”Educação Musical e Cotidiano”

MÚSICA, EDUCAÇÃO E PROJETOS SOCIAIS
Jusamara Souza, Magali Kleber, Antônio Dias Nascimento, Maria de Fatima Quintal de Freitas, Renate Lizana Weiland, Vania Malagutti Fialho e Edineiram Marinho Maciel



Educação, Terceiro Setor, Sociologia e Artes / Música / Teatro

Páginas: 168
ISBN: 9788586225864
Publicação: 2014
Formato: 14 x 21 cm
R$ 29,00
Tomo Editorial http://www.tomoeditorial.com.br/

Nos últimos vinte anos, alguns setores da sociedade organizada estão desenvolvendo ações voltadas para a educação dos marginalizados – ou em risco de o serem –, sobretudo crianças e jovens. Os chamados projetos sociais são tentativas de reorientar os setores que não conseguiram ter espaço na ordem moderna. Algumas experiências exitosas de reorientação de crianças e jovens valeram-se da prática da música. A música tem sido capaz de promover a socialização entre crianças e jovens envolvidos nos projetos sociais. Não se trata de entretenimento apenas, mas de prática educativa concreta, por meio da qual sujeitos desenvolvem as suas subjetividades e aproximam-se entre si. Este livro apresenta reflexões e resultados de pesquisas sobre música em projetos sociais. De autoria coletiva, a obra destaca temas centrais de uma educação musical nesse campo que são de interesse para estudantes e professores dos cursos de licenciatura em música, profissionais da educação, oficineiros e agentes culturais.




Música na Escola: propostas para a implementação da lei 11769/08 na Rede de Ensino de Gramado, RS
“A implementação da Lei Federal 11.769 de 18 de agosto de 2008 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica trouxe um grande desafio para as escolas. Os sistemas de ensino terão três anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas em lei. Neste contexto é oportuna a divulgação de resultados do Curso de formação Música, Educação e Cultura promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado, através da Secretaria de Educação e Subsecretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Pró-Reitoria de Extensão. Essa iniciativa mostra uma aposta na educação como um investimento que pode melhorar a vida das pessoas na comunidade a partir da comunidade escolar.”



Profa Dra Jusamara Souza - Organizadora
Professora do Departamento de Música
Universidade Federal do Rio Grande do Sul




 
Flame