Você está aqui: Linha do Tempo/Segundo Período - 1949-Electronic Delay


Electronic Delay

Electronic Delay Storage Automatic Calculator
http://de.academic.ru/pictures/dewiki/49/180px-EDSAC_(25).jpg


EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/
3a/EDSAC_%2810%29.jpg

Wilkes construiu o EDSAC, Electronic Delay Storage Automatic Computer, a primeira máquina com programa em armazenamento eletrônico.

Em Cambridge, na Inglaterra foi construindo o primeiro computador capaz de guardar informações e programas, com a participação de Alan Turing, e intitulado EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer). A máquina foi construída por Maurice Wilkes e sua equipe da Universidade de Cambridge no Laboratório de Matematica inspirado na idéia de Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, na sequencia correta de utilização. Eles haviam tentado isso com o BINAC, computador automático binário, de 1949, que era compacto (1,40 x 1,60 x 0,30 m) o suficiente para ser levado a bordo de um avião, mas que nunca funcionou a contento. EDSAC foi a primeira manifestação concreta de computador com programa em armazenamento eletrônico. Sua memória comportava apenas 1024 bytes. Mais tarde, os computadores viriam a ser utilizados como sintetizadores digitais e instrumentos para composição musical.

Posteriormente o projeto foi apoiado por J. Lyons & Co. Ltd., uma empresa britânica, que foram premiados com o primeiro computador comercialmente aplicado, o LEO I, baseado no desenho EDSAC. EDSAC rodou seus primeiros programas, em 6 de Maio de 1949, quando se calculou uma tabela de quadrados e uma lista de números primos.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_Delay_Storage_Automatic_Calculator
http://www.mansano.com/beaba/hist_comp.aspx
MENEZES, Flo. Música eletroacústica : história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996.