Apresentação

Criado em 1995, o Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi) tem como principal preocupação examinar os processos de construção da cidadania e da democracia brasileira. Visamos realizar uma análise crítica da noção de cidadania tal como se manifesta em projetos de intervenção entre grupos populares urbanos, rurais e de minorias étnicas em sua intersecção com a produção de legislações e novos "direitos". O núcleo está integrado ao Departamento de Antropologia Social e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Participam de suas atividades os estudantes da graduação, mestrado e doutorado da universidade, pesquisadores egressos da universidade e vinculados a outras instituições, bem como colaboradores de outros núcleos de pesquisa. Periodicamente, organizamos debates com a participação de interlocutores do país e do exterior. Os projetos integram pesquisa, ciências aplicadas e formação de pesquisadores. Temas como imigrações, identidade social, etnicidade, direitos étnicos, infância, adolescência, cidadania e direitos humanos têm sido os eixos de discussão constante nas reuniões semanais do núcleo.

 

Como contatar e solicitar a interlocução do NACi?

O NACi oferece às instituições de interesse público a possibilidade de manter uma interlocução direta a partir de uma demanda pontual. Cabe a instituição demandante organizar um forum público expondo as questões que vêm sendo problematizadas por uma equipe local e que demandam exame e reflexão. Uma equipe de pesquisadores associados ao NACi será deslocada até o forum para escutar detidamente a demanda e contribuir com a equipe local.

 

Contato: Av Bento Gonçalves, 9500 IFCH, sala 215 prédio A2 Porto Alegre, RS - Brasil. CEP 91501-970. Tel 00 55 (51) 3308-6867 Email: naciufrgs@gmail.com

 

* O símbolo do NACi e sua atualização são criações de Débora Allebrandt, cedido ao núcleo em 2005.