Você está aqui: Página Inicial OBJETIVOS Núcleo de Avaliação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Núcleo de Avaliação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

O Núcleo de Avaliação do IFCH, articulado com a SAI-UFRGS, é responsável por implantar o processo de avaliação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, envolvendo a comunidade de acadêmicos, docentes e técnicos-administrativos.

Sua responsabilidade é realizar um diagnóstico do IFCH, bem como elaborar seu projeto de avaliação interna, sempre contemplando suas peculiaridades e especificidades e entendendo as dez dimensões do SINAES/PAIUPUFRGS como referências orientadoras.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), institucionalizado a partir da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004), foi criado com o intuito de  promover a análise das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior do Brasil (BRASIL, 2016; INEP, 2017). As informações obtidas a partir desse Sistema orientam os órgãos governamentais que gestionam a educação superior no nosso país, guiando decisões sobre as políticas públicas para os estudantes, suas famílias e  instituições acadêmicas. Ele influencia, inclusive, os processos de regulação da educação superior no Brasil, responsáveis pela autorização, reconhecimento e renovação de todos os cursos de graduação (INEP, 2017).

O SINAES é composto por três principais eixos: i. a avaliação das instituições; ii. a avaliação dos cursos; e iii. a avaliação dos desempenho dos estudantes (INEP, 2017). Para isso, muitas perspectivas são levadas em consideração. Elas se organizam a partir de oito principais abordagens: i. o ensino; ii. a pesquisa; iii. a extensão; iv. a responsabilidade social; v. o desempenho dos alunos; vi. a gestão da instituição; vii. o corpo docente; e viii. as instalações e a infraestrutura ( Brasil, 2016; INEP, 2017). Todos os dados compilados pelo Sistema são públicos e disponibilizados pelo Ministério de Educação (INEP, 2017). São divulgados  os instrumentos de avaliação, como dados do censo e do cadastro, e os conceitos das avaliações dos cursos, como o desempenho do ciclo trienal, do SINAES  e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) (BRASIL, 2017; INEP, 2017).

Ao compreender a importância dessas ferramentas para aprimorar o acesso ao ensino superior público e sua qualidade, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) adota os princípios do SINAES para realizar suas avaliações internas. Através da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e dos Núcleos de Avaliação de Unidade (NAU), são coletados e avaliados anualmente dados por diversos instrumentos de análise, os quais buscam trazer para a Gestão da Universidade a opinião do maior número possível de integrantes da comunidade universitária. A partir dessas informações, são produzidos relatórios de monitoramento, que são utilizados pela Reitoria de nossa Universidade, pela Direção das Faculdades, Institutos e Departamentos nos seus processos decisórios. Ademais, essa documentação é publicizada, tornando viável o acesso aos dados que norteiam a gestão de uma das melhores universidades públicas de nosso país.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS - Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia - Porto Alegre/RS
Caixa Postal 15055 - CEP 91501-970
CEP 91509-900/Fone/Fax (+55) 51 3308 6648