Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial 12. Idiomas Alemão Língua Alemã

Língua Alemã

Alemão :: A Língua Alemã no Mundo Hoje

· Informações a respeito da posição que a Língua Alemã ocupa no mundo são uma orientação importante para estudantes. O "ranking dos idiomas", seja regional ou mundialmente, pode ser descrito através de uma série de índices que permitem a comparação entre as línguas: o número de falantes (maternos, como segunda língua e estrangeiros), a força econômica representada pelos falantes, sua localização geográfica/divisão regional, status e função (utilidade) da língua como língua oficial, bem como de sua utilização em contatos internacionais, em campos como o da Economia, Ciências, Mídia. Um único número que englobe em si todos os demais indicadores a respeito de uma língua não existe.

· No ranking do número de falantes que têm Alemão como primeira ou segunda língua, o idioma Alemão ocupa a nona posição – atrás de idiomas como o Chinês e o Inglês. Levando-se em conta, no entanto, a força econômica da população que tem a Língua Alemã como primeira língua, esse idioma vai para a terceira posição, depois de Inglês e Japonês, respectivamente.

· Considerando-se o papel dos países cujo idioma oficial é o alemão no contexto comercial internacional, o peso dessas nações e das respectivas comunidades econômicas por elas constituídas, o cenário econômico mundial, a Língua Alemã chega a ocupar o segundo lugar.

· A Língua Alemã está presente em todos os domínios modernos da sociedade atual – exceto em campos como o aeronáutico, por exemplo, em que a língua oficial é, em todo o mundo, o Inglês - sofrendo alterações (modernizações) em seu vocabulário de maneira constante.

· Em alguns nichos das Ciências Humanas ("Geistwissenschaften") a Língua Alemã é a língua oficial (internacionalmente também).

· A Língua Alemã é língua oficial dos órgãos públicos de sete Estados: Alemanha, Áustria, Suíça, Lichtenstein, Luxemburgo (que também tem outras línguas como oficiais), na parte ocidental da Bélgica (região da comunidade alemã). No norte da Itália (na provícia Bozen, no Tirol) a Língua Alemã também é amplamente utilizada, sendo considerada, entretanto, língua oficial apenas como língua regional.

· Em outros 25 países, a Língua Alemã é língua "oficial" de algumas comunidades (minorias), na Europa (Rússia, Ucrânia, Polônia, Romênia, entre outros) e fora dela. Nas "Américas", do norte do Canadá ao sul da Argentina e do Chile há minorias que têm o alemão como língua materna. Particularmente famosa é a região do sul do Brasil (RS, SC e PR).

· É importante salientar que nesses dados ainda não constam os falantes "isolados" de Alemão, espalhados por todos os países do mundo, mas sim grupos, comunidades organizadas que usam a Língua Alemã como língua oficial.

· O idioma Alemão é, em todo mundo, o terceiro/quarto mais estudado, atrás do Inglês, Francês e junto ou depois do Espanhol, o que ainda não se verificou com muita clareza, uma vez que, enquanto que na região americana o Espanhol é, sem dúvida a língua mais 'estudada', no continente asiático e europeu a proporção é diferente, há mais estudantes de alemão.

(Tradução livre e reduzida. Fonte: "Zur Stellung der deutschen Sprache in der heutigen Welt", de Ulrich Ammon. Revista DaF Brücke, no. 6, 2004